Competição dedicada às jovens na tecnologia é iniciada

Finalistas além de ingressarem na área tecnológica participarão da fase mundial no Campus do MIT, em Boston

No intuito de promover equidade entre os gêneros e engajar o público feminino na área tecnológica, foi criado em 2010 o Technovation Challenge, competição a nível mundial para o desenvolvimento de aplicativos de impacto social por meninas de 10 a 18 anos. Na edição 2020 do torneio, podem participar grupos de garotas de 2 a 5 componentes. As dez melhores equipes se classificam para a fase mundial do torneio, a ser realizada no Campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetes (MIT) – umas das universidades bem mais conceituadas do planeta – com todas as despesas mantidas pela organização do evento. Além da excelente oportunidade, o vencedor na categoria Senior (15-18 anos) e o campeão na categoria Junior (10-14 anos) faturam cerca de R$ 12 mil reais por equipe.

A iniciativa de inserção feminina na área tecnológica impacta no futuro das jovens que pretendem participar da competição. A coordenação do torneio cita a disparidade entre os gêneros na tecnologia ao afirmar que as mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia, mas não participam de sua criação. De acordo com a pesquisa mais recente sobre o assunto, realizada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi apontado que apenas 20% das pessoas que atuam na área são mulheres.

Na última segunda (04) encerrou o prazo para submissão dos projetos e equipes do Campus Recife se inscreveram para participar da maior competição feminina de incentivo à tecnologia. A fase mundial do Technovation Challenge acontece no mês de agosto, e até lá surgirão novidades sobre os aplicativos desenvolvidos por elas, além da expectativa para o resultado do torneio