Bolsa Permanência: mudanças no processo de pagamento

Benefício poderá ser sacado em agência ou transferido para conta corrente do estudante

Beneficiários do Bolsa Permanência devem ficar atentos às novas instruções sobre pagamento do benefício. Todos os estudantes (novatos e renovados) do BP receberam email da DAE para informarem seus dados bancários. O prazo para informação dos dados bancários é até terça (07/04).  A ideia é que o máximo possível de beneficiários possam receber o BP através de transferência bancária e evitar a ida às agências bancárias.

Mas quem não possui ou quem não conseguiu abrir uma conta corrente até terça (07/04) também será contemplado. Nesses casos, o pagamento será feito da maneira tradicional, com saque diretamente no caixa, nas agências do Banco do Brasil. “Nosso objetivo é facilitar o saque do benefício, pois se houver transferência bancária, nossos estudantes não precisarão se dirigir a bancos. Ao mesmo tempo, entendemos que muitos dos nossos estudantes, que são menores de idade, podem não conseguir criar essa conta a tempo e por isso manteremos também o pagamento presencial em qualquer agência do Banco do Brasil”, explica do diretor-geral do Campus Recife, professor Marivaldo Rosas.

Uma informação importante é sobre a titularidade da conta corrente informada. É obrigatório que a conta seja no nome do estudante contemplado, mesmo que se trate de menor de idade. Contas em nome de familiares ou amigos terão o procedimento de pagamento inviabilizado e a situação só poderá ser resolvida com a volta das atividades presenciais no campus. “O cadastro de pagamento do bolsista consulta a titularidade da conta com o CPF do beneficiário, se houver choque o pagamento fica travado. Por isso que a conta não pode ser no nome da mãe, mesmo que se trate de um estudante com menos de 18 anos”, explica Marivaldo.

Quem optar por receber o pagamento através de saque em qualquer agência do Banco do Brasil não precisará informar nenhum dado através do email da DAE. Basta aguardar o anúncio e se dirigir a uma das agências. “Nesses casos, também pedimos que os estudantes estejam cientes, pois sabemos que muitas agências do Banco do Brasil estão suspendendo o atendimento a público”, pondera o diretor.