Equipe de estudantes do IFPE Recife é finalista na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Fase final acontece nos dias 24 e 25 de agosto na Unicamp

A equipe “Os Pernambuqueiros do Campus Recife”, formada pelo/as estudantes do 1º ano do Integrado Maria Carolina de Melo, Maria Fernanda Ferreira e Pedro Barreto, orientada pela  professora Lêda Correia foi selecionada para fase final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A equipe é uma das finalistas convocadas pela Organização da ONHB para a prova final na cidade de Campinas, nos dias de 24 e 25 de agosto, para participação na prova presencial  e cerimônia de premiação, a serem realizadas na Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

Iniciada em 13 de maio deste ano, a 16ª edição da ONHB registrou um número recorde de inscritos, com 51.237 grupos, chegando à última fase virtual com 2,5 mil equipes de todos os estados do País. Destas, 340 equipes atingiram resultados que levaram a participar da fase final presencial na Unicamp e, das 31 equipes de Pernambuco, uma está representando o Campus Recife: a equipe “Os Pernambuqueiros”.

Foram seis fases virtuais, respondendo questões abordando conteúdos que permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como Geografia, Literatura, Arqueologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Atualidades. Além de tarefas que levam estudantes a conhecer mais profundamente o trabalho de um/a historiador/a e a pesquisa histórica, mais um desafio final foi o tema, “A vida das coisas: a história dos objetos a nosso redor” exigiu da equipe produzir uma ampla pesquisa para a produção de um catálogo de objetos do espaço doméstico, apresentando dois objetos sobre os quais elaboraram descrição com uma reflexão histórica.

A ONHB cumpre um papel também de destaque na divulgação científica e popularização do conhecimento científico, colocando estudantes em contato com métodos da pesquisa histórica. Aproximando os estudantes de uma diversidade de fontes históricas, exigindo problematizar, debater em equipe e elaborar uma análise contextualizada dessas fontes durante cada uma das fases virtuais, bem como nas tarefas de cada fase.

“Os Pernambuqueiros” foi uma das equipes que participaram dessa edição da ONHB. O Campus Recife tem tido, anualmente, a participação de estudantes nessa olimpíada, tendo chegado, em 2020 e 2021, a equipes medalhistas da competição, orientadas também por outros professores/as da Coordenação em História.