Servidora do Campus recebe prêmio internacional

Conquista vai oportunizar participação em encontro na Universidade do Texas (EUA)

A Técnica em Assuntos Educacionais e doutoranda da Universidade de Coimbra, em Portugal, Marcela Heráclio Bezerra conquistou nesta terça (11) o prêmio Jon M. Tolman, concedido pela  Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). A conquista se deu através da pesquisa “As canavieiras pernambucanas nos anos de 1980”, que segundo a servidora foi um desdobramento do mestrado e faz alusão aos debates promovidos pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (Neged) do Campus. A premiação é em forma de incentivo financeiro, que financiará sua ida aos Estados Unidos para participar de um encontro de pesquisadores na Universidade do Texas, no mês de março.

A BRASA é um grupo interdisciplinar e internacional de acadêmicos que apoiam e promovem os estudos brasileiros em todas as áreas do conhecimento ao redor do mundo. Marcela concorreu com diversos pesquisadores e hoje celebra a oportunidade que recebeu da Associação. “A conquista é muito gratificante, pois mostra que estou no caminho certo e o trabalho que estou desenvolvendo está sendo reconhecido”, afirma.

A servidora ainda faz questão de mencionar o apoio recebido pela Instituição. “O Campus vem há muito tempo trabalhando com a perspectiva de gênero. Vi que produzir esse tema das trabalhadoras rurais era uma possibilidade de contribuir com os estudantes e com a política de gênero, cada vez mais abordada e num processo de desmistificação”, declara.

Para o Diretor de Políticas Institucionais, Hilson Villar, a conquista da servidora agrega bastante no incentivo aos demais funcionários do Campus para produção de novas pesquisas. “Entendemos que tal feito valoriza o mérito do trabalho desenvolvido pela servidora, além de estimular o desenvolvimento de novas pesquisas que elevem o nome da nossa Instituição no exterior”, conclui.