Projeto de Extensão Cinefilô manteve atividades durante período de greve

Próxima atividade do projeto acontece no dia 27 de agosto

O Projeto de Extensão Cinfefilô, em parceria com o Sindicato SINDSIFPE/S.S manteve durante o período de greve atividades no auditório do Campus Recife que envolveram o debate de filmes.

O primeiro debate ocorreu no dia 17 de abril, no auditório do campus. Foram discutidas questões sobre a relação entre o poder da mídia, fake news, alienação e ideologia na política contemporânea. O projeto abordou o conceito de indústria cultural do filósofo contemporâneo Theodor Adorno e da crítica da Escola de Frankfurt à alienação midiática. O filme debatido foi “Não Olhe Para Cima” do diretor Adam McKay. A mediação do debate foi realizada pelo professor de Sociologia do IFPE, Ivon Guimarães, em conjunto com os extensionistas do projeto.

O segundo debate aconteceu no dia 22 de maio, e foi discutido o aclamado filme ”Barbie” (2023), o fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, dirigido por Greta Gerwig. O filme trouxe à tona discussões de gênero na sociedade, como o machismo, a estrutura patriarcal e a pressão estética sofrida pelas mulheres. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o filme levou milhões de pessoas aos cinemas, também levou o maior público do projeto até o momento, apesar da paralisação do calendário acadêmico, o auditório estava repleto de estudantes. O debate explorou a teoria dos Simulacros e Simulações de Jean Baudrillard e a construção do gênero em Judith Butler. A mediação foi conduzida pela professora de Filosofia do IFPE e coordenadorado projeto, Fernanda Celi de Araújo Tenório, juntamente com os dois extensionistas do projeto.

Já o terceiro debate, realizado em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIA+, aconteceu no dia 19 de junho. O documentário debatido foi “Consuella”, que narra a trajetória de uma das travestis mais importantes de Pernambuco. Dirigido pelo pernambucano Alexandre Figuerôa, que esteve presente no debate, juntamente com o produtor do filme, Túlio Vasconcelos. A mediação foi realizada pelo professor de Língua Portuguesa do IFPE, Josemar Barbosa e pelos estudantes extensionistas. Neste debate, foi discutido a Teoria Queer a partir de Judith Butler e as noções de Pânico Moral impostas pelo conservadorismo.

Durante a greve, os debates do Cinefilô foram amplamente enriquecidos pela participação de diversos grupos. Além dos estudantes do campus Recife e dos alunos da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da UFPE, o projeto de extensão também recebeu estudantes do Ensino Médio de escolas convidadas, como a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes e a Escola José Mariano Teixeira. A presença desses estudantes ampliou o alcance extensionista e dinamizou ainda mais as discussões, permitindo uma integração muito fecunda entre estudantes e docentes.

O Cinefilô convida toda a comunidade acadêmica para o debate do aclamado filme brasileiro “Jogo de Cena”, dirigido por Eduardo Coutinho e estrelado por Fernanda Torres e Andréa Beltrão. A discussão contará com a mediação do professor do curso superior de Design, Eduardo Souza, que abordará as questões que envolvem o tema da “Realidade e Representação”: Um diálogo com Guy Debord em “Sociedade do espetáculo”. A atividade acontecerá no dia no dia 27 de agosto, a partir das 8h, no auditório central do campus. Para realizar a inscrição para a participar do debate, basta acessar aqui.