IFPE Recife conquista segunda carta patente

Conquista é resultado da pesquisa do curso de Mestrado em Gestão Ambiental

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento da patente de invenção concedida como resultado da pesquisa de mestrado de Andréia Gregório da Silva Santos (In memoriam), orientada pela professora Sofia Brandão, no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA).

A conquista representa a segunda carta patente resultante de produtos desenvolvidos no Campus Recife e a quarta do IFPE. Na atualidade, o IFPE possui 4 pedidos de patentes concedidos pelo INPI. Isso referenda a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Instituição.

Além de Andréia, assinam como inventores, a professora Sofia Brandão e o seu estudante de PIBIC Técnico Ayrton Amaral Alves Vitor, como também Milena Sales Ferraz e a professora Dra Nereide Stela Santos Magalhães, ambas do LIKA/UFPE.

Para a redação da patente, como também o atendimento às exigências do INPI, o suporte direto do Departamento de Inovação Tecnológica (DINT) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós- graduação e Inovação do IFPE (PROPESQ) foi fundamental, informa Sofia.

“A patente se refere a um processo de produção de sistema de liberação controlada de um larvicida frente ao mosquito Aedes aegypti caracterizado por produzir, através de um método de preparação interfacial água/óleo, uma suspensão em meio aquoso de nanopartículas poliméricas contendo óleo essencial encapsulado, sendo o óleo extraído da planta Croton rhamnifolioides (Conhecida popularmente como quebra-faca ou catinga branca)” ressalta a professora. Ainda destaca que “Ao mesmo tempo em que celebra a conquista, também lamenta profundamente não poder comemorar com Andréia, que faleceu, vítima de COVID-19”.

O próximo passo é garantir a transferência da tecnologia desse invento para a sociedade, principalmente considerando a relevância social que essa patente pode ter nos indicadores de saúde do país.

A carta patente pode ser conferida aqui.