Estudante do IFPE Recife fica em 2º lugar no hackathon da Campus Party Nordeste 2024

Solução da equipe recebeu prêmio de R$ 10 mil

A estudante do IFPE Recife e bolsista do IF Maker Allana Gadêlha, do 1° período de Design Gráfico, integrou equipe de um hackathon proposto pela Unilever em seu projeto “Garagemthon”, na Campus Party Nordeste, que aconteceu de 04 a 08/09, na Arena Pernambuco. O grupo conquistou 2º lugar com a solução apresentada e foi premiado com R$ 10 mil.

Durante o evento, foi sorteada a proposta para a equipe na qual Allana estava: “Como a Unilever pode ajudar os pequenos e médios empreendedores (PMEs) que hoje não dispõem de tecnologia para controlar os estoques de suas lojas, e também não possuem tempo e mão-de-obra para operar diversos sistemas?”.

A equipe desenvolveu uma solução intuitiva e de fácil aplicação para donos de pequenos comércios, utilizando o canal de comunicação, o WhatsApp, juntamente com as ferramentas de Inteligência artificial.

A proposta da equipe de Allana foi de propor que o usuário, dono da  vendinha, irá comprar seus produtos de uma distribuidora, fotografar sua nota fiscal e mandar para o assistente virtual o “Unestoque”, registrando sua entrada de mercadorias. Para o controle da saída, será necessário um registro de planilhas, anotações, mensagem de texto ou de voz informando os produtos vendidos na semana, assim tendo o controle de entrada e saída. Além do controle de estoque, o cliente também terá acesso a promoções direcionadas, que serão derivadas da necessidade de reposição do cliente. Com esta proposta, a equipe ficou em 2º lugar, recebendo o prêmio de 10 mil.

A equipe de Allana foi composta pelos estudantes da Universidade Católica Alyson Farias, Igor Félix, José Ronaldo e Marcos Tenorio, além dos discentes da UFPE Bárbara Vaz e Tiago Bello.