Curso de Eletricista Predial contempla jovens de assentamento na Zona da Mata

A formação será composta por moradores do Engenho Santa Rosa, em São Lourenço

O Campus promove no primeiro semestre letivo de 2020 um Curso de Extensão de Eletricista Predial, direcionado aos jovens residentes no assentamento do Incra, localizado no Engenho Sta. Rosa, município de São Lourenço da Mata. A capacitação será ministrada pelo professor Severino Bernardino e acontece de 13 de fevereiro a 4 de junho, ao longo de 17 encontros. No total, 12 vagas foram oferecidas. Os materiais utilizados pelos estudantes serão disponibilizados pela Coordenação de Eletrotécnica e pelo Instituto Neemias.

Quem se formar no curso poderá atuar na manutenção preventiva e corretiva das instalações elétricas prediais, além de outras práticas no segmento. Antecedendo a capacitação, foi promovido na própria comunidade um curso de nivelamento, para preparar os jovens locais para essa oportunidade. Paralelamente, as mulheres do vilarejo puderam aprimorar a prática do artesanato através de palestras e minicursos.

O professor Severino Bernardino além de ministrar as aulas, foi quem propôs o curso, por já conhecer a realidade social do Engenho Sta. Rosa. “A comunidade é muito ociosa, afastada e vive numa comovente vulnerabilidade social. Essa capacitação fará com que eles tenham um diferencial e possam ter mais oportunidade no mercado”, relata.

A iniciativa é uma conquista importante para as atividades extensionistas. Segundo o diretor da pasta professor Hilson Vilar, o curso demonstra a capacidade da instituição de dialogar em ambientes rurais, mesmo não sendo essa a principal vocação do Campus Recife. “Onde houver possibilidade de interação, nós vamos estar lá, essa é a natureza da extensão”, resume.