O lugar das mulheres na ciência

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, conheça algumas iniciativas na área

Há cinco anos a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que na data 11 de fevereiro fosse celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data faz parte dos esforços de cumprimento de um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que pretende alcançar a igualdade de gênero e empoderar o sexo feminino. Isso porque, segundo a Unesco, até o ano passado havia somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo. O Campus Recife também integra esforços para garantir a presença feminina na ciência. Sobretudo no que se refere à inserção de mulheres e meninas nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas (Science, Technology, Engineering e Mathematics – STEM).

Foi com esse intuito que o projeto “Meninas nas Ciências, sim senhor!”, coordenado pela professora Vânia Carvalho foi proposto. “É uma possibilidade de contribuir para a interação de meninas de escolas públicas em projetos de extensão do IF nessas áreas, através da realização de oficinas para uso das geotecnologias no estudo do território”, conta a coordenadora.

A estudante de Engenharia Civil, Camila Souza, é integrante do projeto e nos dias 13 e 14 de março representará o Campus no “I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM”, realizado em São José dos Campos – SP.  Ela vai apresentar o trabalho “Perspectiva de implementação de projeto de extensão para incentivar mulheres em STEM”. “Será uma representatividade e oportunidade de lutar pela igualdade de gênero nas áreas, além de colocar a mulher no patamar que ela merece”, comenta a discente.

A equipe do projeto é composta ainda pelas professoras Aida Ferreira, Ioná Barbosa e Sofia Brandão e pelas estudantes Milena Bernardo e Ângela Costa. “Tal trabalho é de grande relevância para o Instituto Federal de Pernambuco, pela possibilidade de contribuir juntamente com outras grandes instituições brasileiras no incentivo à inserção das mulheres nas ciências”, conclui Vânia.