Início do conteúdo

Gestores/as da Reitoria e dos 16 campi do IFPE definem Plano de Ação Integrado 2025

Seminário de Planejamento aconteceu durante três dias e reuniu mais de 60 pessoas em Belo Jardim


De 02 e 04 de outubro, o IFPE realizou a segunda etapa do Seminário de Planejamento Estratégico 2025, organizado pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin). Com uma metodologia de trabalho imersiva, focada no Plano de Ação Integrado (PAI), a programação reuniu mais de 60 gestores/as da Reitoria e dos 16 campi e EaD do IFPE no Hotel Lacazzona, em Belo Jardim, no agreste pernambucano, para definir coletivamente as diretrizes e ações para 2025.

“Esse momento de ver tanta gente envolvida no planejamento estratégico do IFPE é inédito e nos emociona muito. Foram três dias intensos de muito trabalho e de muitas trocas, onde aliamos o planejamento e revisão dos nossos projetos, indicadores e metas do PDI 2022-2026 à integração com os gestores e as gestoras. O trabalho de integração é muito importante, pois somos 17 unidades (16 campi e reitoria) que precisam somar esforços e pensar enquanto unidade, o IFPE. Esperamos agora que esses três dias possam ser replicados nos campi, apresentando todo o trabalho que construímos, além dos desafios, mas sem esquecer de manter a ideia de unidade e integração que nos fortalece”, avaliou Juliana Andrade, responsável pela Prodin e organizadora do evento.

“É um marco para a instituição termos conseguido fazer um Seminário de Planejamento com tanta qualidade e com tanta participação. Nos surpreendemos com o número de pessoas presentes e efetivamente engajadas na construção de todos os processos. Foi extremamente importante essa revisão coletiva do PDI e a elaboração dos objetivos e projetos estratégicos para trabalhar o Plano de Ação Integrado de 2025. Aqui, assumimos um compromisso coletivo”, declarou o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá.

Ao longo dos três dias de programação, gestores/as da Reitoria apresentaram e debateram com diretores-gerais e equipes locais dos 16 campi e EaD os desafios estratégicos das áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Internacionalização, Comunicação, Controladoria, Auditoria, Gestão Executiva, Administração, Orçamento e Obras. Também foram realizados workshops, com divisão em pequenos grupos de discussão para revisar os indicadores e definir novas metas e ações mestres para cada área.

“Para mim, foi bem enriquecedor. Na condição de Diretor-Geral de primeiro mandato, é muito importante entender o planejamento estratégico de forma sistêmica, uma vez que a gente tem questões orçamentárias que interferem muito no dia-a-dia do campus. Entender como otimizar esse orçamento e entender que planejar é extremamente importante para que a gente possa usar esses recursos de forma mais eficiente e eficaz, fora a questão de integralização, escutando outros diretores, aprendendo no dia-a-dia, porque aqui é um momento que a gente tem três dias de convivência. São muitas experiências exitosas que a gente tenta trazer para o nosso campus, melhorando as atividades de planejamento, tanto estratégico, como tático. Espero poder aplicar, ao máximo, o que eu aprendi aqui no seminário lá na instituição”, revelou o Diretor-Geral do Campus Barreiros, Caetano Pereira.

“Há muito tempo, a gente já planejava o planejamento, porque a gente entende que, de fato, essa é uma linha orientadora para nossas ações. Quando a gente se reúne e se encontra com os pares e tem a oportunidade de estar junto com a reitoria, pró-reitorias e o próprio reitor, a gente tem a oportunidade de pensar e de trazer as questões relacionadas aos nossos campi sob a ótica de outras realidades, de outras naturezas de curso, de outras formas de gerir, então isso traz um aprendizado muito grande. É um momento de compartilhamento, de fortalecimento, de pensar a instituição como um todo dentro da sua diversidade”, destacou Luciana Tavares, Diretora-Geral do Campus Olinda.

“A importância, falando e representando outros links, é que esse Seminário de Planejamento, por envolver vários diretores gerais e gestores envolvidos em outros macro-processos, como o reitor e a equipe da reitoria, além dos links que estão lá na base do operacional do planejamento, é realmente trazer essa interação entre as áreas. Trazer o que os representantes dos macro-processos, de forma sistêmica, estão pensando e ver o rebatimento nos campi, que é algo que a gente vem amadurecendo”, analisou Marcelo Veloso, link de Planejamento do Campus Ipojuca.

“O seminário de Planejamento é uma estratégia de reconhecimento das potencialidades e das dificuldades que a gente encontra na gestão, para fazer com que o IFPE caminhe de maneira a cumprir o seu propósito e suas responsabilidades sociais. Mas, mais que isso, esse Seminário também é um momento de integração ímpar, porque toda gestão dos 16 campi, EaD e Reitoria estão juntos pensando e planejando o futuro dessa instituição e pensando principalmente nos/as estudantes. Como é bonito ver uma instituição grande, forte e consolidada que consegue ter toda essa sensibilidade e esse olhar para a comunidade”, ressaltou Fabiana Júlia Tenório, Diretora-Geral do Campus Pesqueira.

Como um dos encaminhamentos da seminário, a Prodin realizará, no dia 15 de outubro, cursos de Formação para Links e Planejamento dos 16 campi e EaD do IFPE.

Fim do conteúdo