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CELLE


https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/extensao/CELLE

O Celle tem por objetivo geral oferecer à comunidade do IFPE e à comunidade externa o ensino de línguas adicionais, visando à mobilidade acadêmica, à comunicação, à cooperação internacional, à formação cultural e ao exercício da cidadania global. 

Dentro das atividades promovidas pelo CELLE estão a elaboração e aplicação de testes de proficiência para estudantes e servidores/as do IFPE e para a comunidade externa; a promoção de cursos de formação continuada em língua adicional e/ou em ensino de língua adicional para professores/as da rede pública de educação; a oferta de cursos de língua adicional para órgãos e entidades públicas ou privadas com as quais o IFPE mantenha acordo de cooperação técnica e/ou prestação de serviço; o desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisas aplicadas ao ensino e à aprendizagem de línguas de acordo com os regulamentos vigentes da Proext e da Propesq.

No Campus Recife, além da oferta de cursos de línguas estrangeiras, (inglês, espanhol e Libras), há a oferta dos cursos de português como língua de acolhimento – PLAc,  leitura e interpretação de texto para funcionários terceirizados, inglês para fins específicos, visando seleções de mestrados e doutorados e preparatório para prova de proficiência em língua inglesa – TOEIC & TOEFL. 

Em 2022.1, foram lançados dois editais para o preenchimento de vagas nos cursos de inglês básico (acessar aqui) e inglês avançado para fins acadêmicos (clicar aqui). 

Saiba mais sobre alguns dos cursos vigentes no Campus na descrição abaixo:

Curso FIC de Inglês Básico

Com o intuito de oferecer mais oportunidades de formação na cidade do Recife, elaboramos um curso de qualificação inicial e continuada de Inglês Básico. Esta oferta se justifica devido à região ser um centro urbano bastante desenvolvido e com muitas demandas não somente para o turismo, com seus hotéis e lazer com pontos turísticos, centros de compras. Ainda para melhorar o desenvolvimento do nível do idioma inglês de pessoas que atendem em lojas, restaurantes, além de necessitar de melhorias em outros setores de serviços. Ademais, a oferta do curso visa a enriquecer os eixos tecnológicos dos cursos já ofertados pelo campus, como os cursos de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Química, Saneamento, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, bem como todos os outros que compõem a grade de oferta de cursos do campus Recife. É inegável a vantagem que o domínio da língua inglesa oferece ao cidadão, seja em relação ao mercado de trabalho, seja no que concerne ao desenvolvimento acadêmico, já que o inglês tem se convertido na língua de prestígio dos negócios e da ciência. Além disso, aprender uma língua oportuniza o aprimoramento do desenvolvimento cognitivo que robustece o nosso aparato intelectual.

O concluinte do Curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico deve apresentar um perfil que o habilite a ingressar e permanecer no mundo do trabalho de modo a desempenhar as seguintes habilidades:
● Identificar e selecionar informações em inglês para a resolução de problemas;
● Interagir com outros falantes utilizando a língua inglesa;
● Falar de si próprio e demandar perguntas pessoais;
● Descrever coisas, lugares e pessoas;
● Ler e escrever textos de baixa complexidade.

Curso FIC de Inglês Avançado Para Fins Acadêmicos

Com o intuito de oferecer mais oportunidades de formação na cidade do Recife, elaboramos um curso de qualificação inicial e continuada de Inglês Avançado Para Fins Acadêmicos. A demanda se justifica devido ao fato de que vários campos de atuação profissional em geral e as atividades acadêmicas em particular exigem diferentes qualificações. Entre tais qualificações está o domínio de uma ou mais línguas estrangeiras, mais notadamente o Inglês e o Espanhol. No caso específico da língua inglesa, podemos citar alguns fatores geradores da necessidade de domínio dessa língua por parte de profissionais de diferentes áreas e acadêmicos dos variados campos de pesquisa. O primeiro é a já consolidada utilização do inglês como o “Latim contemporâneo” para a divulgação de produções científicas. Desta feita, quer seja quando um determinado pesquisador deseja dar conhecimento de resultados de seu trabalho à comunidade internacional, ou mesmo no momento de tomar conhecimento de trabalhos realizados em outros países, a língua inglesa faz-se imprescindível. O segundo fator está intimamente relacionado ao primeiro. Pois, observamos um movimento cada vez maior de trocas de conhecimentos técnicos e científicos entre brasileiros e estrangeiros quer em nível de universidades, quer em áreas como a indústria, as ciências da informação e até mesmo o mercado financeiro. O terceiro e último diz respeito à área de tecnologia como um todo. Por razões comerciais, as mais modernas tecnologias das mais diversas áreas empregam majoritariamente termos em inglês. Isso exige um sólido conhecimento dessa língua por parte de seus respectivos usuários.

Em um cenário como este, instituições de ensino como o IFPE não podem ficar alheias ao caráter urgente de garantir aos estudantes, funcionários e pessoas da comunidade, meios para desenvolver competências e habilidades para interagir em uma língua estrangeira e, consequentemente, posicionar-se socialmente de forma competente em contextos profissionais como um todo e acadêmicos em particular. Assim, fica evidente a necessidade de garantir, em nossa instituição, um curso de língua inglesa em nível avançado a fim de assegurar, de fato, que as pessoas da comunidade e nossos estudantes (futuros profissionais em um contexto como o descrito acima) tenham mais e melhores possibilidades de ingressar, evoluir e agir nos ambientes profissionais e de estudos universitários que os mesmos possivelmente vivenciem.

O concluinte do Curso de Qualificação Profissional em Inglês Avançado Para Fins Acadêmicos deve apresentar um perfil que o habilite a ingressar e permanecer no mundo do trabalho e acadêmico de modo a desempenhar as seguintes habilidades:
● Identificar e selecionar informações em inglês para a resolução de problemas;
● Interagir com outros falantes utilizando a língua inglesa padrão em contextos profissionais em geral e acadêmicos em particular;
● Interagir com emprego de uma linguagem técnico-científica;
● Ter razoável domínio de gêneros textuais-discursivos próprios de situações profissionais técnicas e científicas como também próprios do mundo acadêmico;
● Ler e escrever textos de complexidade alta.

Curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc)

Com o intuito de oferecer mais oportunidades de formação na cidade do Recife, o IFPE Campus Recife, por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE), oferta um curso de qualificação inicial e continuada de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Esta oferta se justifica devido à grande migração de estrangeiros para a nossa região, principalmente devido a questões políticas, econômicas, sociais e à necessidade de acolher, como também formar esses cidadãos, contribuindo assim para inserção no mercado de trabalho. Além disso, a nossa região possui um grande número de universidades que atraem estrangeiros para se qualificarem e ao aprender uma língua, o indivíduo oportuniza o aprimoramento do seu desenvolvimento cognitivo.

Curso de Leitura e Interpretação de Texto para Funcionários Terceirizados

O ato de ler desenvolve a formação de bons leitores se estes tiverem um contato íntimo com textos, ― como dizia Paulo Freire, “eu vou ao texto carinhosamente”. Do ponto de vista social, o domínio da leitura é indispensável para democratizar o acesso ao saber. Pensando nisso, o IFPE Campus Recife, por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE), desenvolve um Projeto de extensão que tem por objetivo incentivar o hábito e a prática de leitura para jovens e adultos trabalhadores de forma que suas práticas sejam um ato consciente e, desse modo, formem leitores competentes.

Curso de Inglês Básico para pessoas com Síndrome de Down

A Síndrome de Down (SD) é uma desordem cromossômica, que pode alterar o processo e o tempo de aprendizagem, demandando que sejam estabelecidas estratégias pedagógicas pelas instituições de ensino, que estimulem, de forma contínua, as pessoas com esta síndrome. Neste sentido, em 2015, iniciou-se uma experiência no Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE), por meio de um curso de extensão em língua inglesa direcionado a estudantes com SD. Este curso permanece como extensão até o momento e tem como objetivo desenvolver, de forma inclusiva, as quatro habilidades em língua inglesa (ouvir, ler, falar e escrever) em pessoas com SD na faixa etária a partir dos 15 anos. Além das habilidades linguísticas, outras habilidades são trabalhadas, como a formação cidadã para compreender e aceitar as diferenças num contexto de inclusão. O referencial teórico baseou-se na Lei nº 13.146 de julho de 2015 que trata da Inclusão das pessoas com deficiência, teoria sócio-interacionista, e, atualmente novos estudos sobre engajamento estudantil. 


Última atualização em 15/08/2023

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