Notícias
Abertas as inscrições para o Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas
Estudantes devem se inscrever pela plataforma online do MEC. Bolsa é no valor de R$ 900
O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta terça-feira (2), as inscrições para o programa Bolsa Permanência voltado para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação nas instituições federais de ensino superior. O programa oferece auxílio-financeiro mensal, no valor de R$ 900, e tem por objetivo minimizar as desigualdades sociais e ético-raciais.
Os estudantes indígenas e quilombolas do IFPE que desejem pleitear a bolsa devem acessar a plataforma online do programa e realizar sua inscrição até o dia 30 de agosto. No ato de inscrição, é preciso submeter os documentos que constam no Sistema de Gestão do Bolsa Permanência (SISBP)
- Autodeclaração do candidato: Indígena | Quilombola
- Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas: Indígena | Quilombola
- Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; e SESU / SETEC – MEC;
- Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.
Os documentos também devem ser entregues, na formato impresso, ao setor de assistência estudantil do respectivo campus. Todas as informações e documentos relacionados ao programa estão disponíveis na plataforma do SISBP.