Início do conteúdo

Ações e investimento em Segurança no IFPE Recife

À comunidade do IFPE Campus Recife, Nos últimos dias, temos tomado conhecimento, por meio das redes sociais, sobre ameaças de violência contra as instituições de ensino de maneira geral.   A Direção-Geral do Campus Recife (DGCR) comunica a toda comunidade acadêmica que, nos últimos anos, vem procurando investir na segurança institucional e em outras ações de combate à violência em nosso campus.…


À comunidade do IFPE Campus Recife,

Nos últimos dias, temos tomado conhecimento, por meio das redes sociais, sobre ameaças de violência contra as instituições de ensino de maneira geral.  

A Direção-Geral do Campus Recife (DGCR) comunica a toda comunidade acadêmica que, nos últimos anos, vem procurando investir na segurança institucional e em outras ações de combate à violência em nosso campus. Para controlar a entrada de pessoas nas dependências da Instituição, foram instaladas, desde 2022, quatro catracas de reconhecimento facial (com 7.395 pessoas, entre estudantes, servidores e colaboradores, já cadastrados para ter acesso ao campus através do equipamento), além de quatro cancelas, a serem montadas, representando um custo total anual de R$ 123.875. Ademais, foram investidos cerca de R$ 996 mil na contratação anual de segurança armada e, atualmente, o campus conta com 20 seguranças atuando 24 horas por dia, sendo 16 em posto fixo e quatro motorizados, dedicados à ronda. 

Pensando em estimular a cultura de não-violência entre nossos/as estudantes, o IFPE Recife vem desenvolvendo diversas campanhas contra bullying e assédio e disponibilizou uma equipe multiprofissional composta por servidores/as de diferentes áreas para pensar, dialogar e encaminhar, a partir de uma construção coletiva e interdisciplinar, ações de assistência à pessoa estudante do Campus Recife.

Diante dos recentes e lamentáveis atos e ameaças de violência ocorridos em algumas unidades educacionais do País e do clima de insegurança que se instaurou no ambiente acadêmico, a DGCR informa que vem se reunindo com setores como Serviço Social, Psicologia e Segurança, bem como com todos/as os/as gestores/as para pensar em mais ações efetivas a fim de melhorar a segurança no nosso campus, dentro de nossas possibilidades orçamentárias e de pessoal, visando dar uma maior tranquilidade à nossa comunidade. 

A gestão do Campus Recife também solicita a todos/as que, na medida do possível, diante de movimentos suspeitos, informem imediatamente à Direção do Campus.

Na oportunidade, informamos que, na próxima segunda-feira (17), às 11 horas, no Auditório do Campus, iremos promover a palestra “Segurança e cultura de paz nas escolas”, a ser ministrada pelo gerente-geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), coronel PM Ivanilton Cesar Torres de Medeiros. Toda comunidade está convidada a participar. 

Fim do conteúdo