Alunas do IFPE Recife são selecionadas para participar do programa Power4Girls com projeto de tecnologia assistiva

MapMySpace, app desenvolvido pelo grupo, é voltado a pessoas com deficiência visual ou auditiva

Alunas do IFPE Recife foram selecionadas para participar do programa Power4Girls, da Embaixada dos Estados Unidos em conjunto com o Instituto Glória, sob orientação da professora do campus Aida Ferreira. As estudantes, todas de 5º período de cursos Integrados, são Bruna Muniz e Luciana Leite, ambas de Mecânica, Leticia Lys, de Segurança do Trabalho, e Maria Francielly, de Eletrônica. A equipe desenvolveu projeto de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual ou auditiva.

O Power4Girls é um programa que tem como objetivo incentivar o empoderamento de jovens mulheres em todo o mundo, capacitando-as para se tornarem líderes em suas comunidades e promovendo a igualdade de gênero. O programa consiste em uma série de iniciativas educacionais, culturais e de liderança, como workshops, palestras, mentorias e projetos. O foco é fornecer às jovens mulheres ferramentas para o desenvolvimento de habilidades sociais e empreendedoras, além de construir redes de apoio e conexões para ajudá-las a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

O MapMySpace, projeto desenvolvido pelo grupo, é um aplicativo destinado a pessoas com deficiência visual ou auditiva. A ideia é que o app facilite a mobilidade desses/as usuários/as em ambientes fechados através de mapeamentos digitais e sinalizadores. Ao caminhar em ambientes mapeados digitalmente, a pessoa cega será avisada pelo aplicativo sobre o nome da sala pela qual ela esteja passando no momento. Será possível também solicitar a rota para chegar a uma determinada sala (do ponto atual até a sala desejada).