Início do conteúdo

Alunos de Eletrônica e Eletrotécnica do Campus Recife vão desenvolver ações em comunidade camponesa

Primeira visita do projeto “Energizar a Vida de Mulheres Negras Camponesas” aconteceu no dia 16/09


Nesta terça-feira (16), estudantes dos cursos de eletrotécnica e de eletrônica do IFPE Recife visitaram a comunidade camponesa Padre Tiago, em Moreno, na região metropolitana. Acompanhados pelo professor André Gonçalves (que leciona Língua Espanhola) e pelo motorista Célio Rodrigo, eles visitaram as casas e os espaços comuns da comunidade para desenvolver ações que resultem na melhoria de vida da localidade, como detecção e resolução dos problemas da rede elétrica e construção de automações alternativas para a casa de farinha e de um forno para desidratar frutas.

Esta visita inaugurou oficialmente as atividades do projeto de extensão “Energizar a Vida de Mulheres Negras Camponesas”, aprovado na última seleção de projetos de extensão de ações afirmativas. A comunidade Padre Tiago luta para que seus moradores sejam oficialmente reconhecidos como donos daquelas terras, onde moram há mais de 100 anos produzindo comida saudável para as cidades vizinhas. Para Maurício Silva, liderança dos agricultores, “foi um prazer estar com alunos e alunas tão inteligentes e comprometidos com a mudança social”.

Os estudantes puderam, ainda, comer frutas tiradas do pé, tomar banho no riacho da comunidade e aprender com os camponeses o processo de fabricação de farinha, pisica e beiju, além de comerem um almoço elaborado com a produção da comunidade (fava, galinha, feijão verde e arroz). Os extensionistas ficaram encantados, como relata a estudante Thais Millena: “foi incrível, só temos a agradecer”. Já o aluno Gabriel Rangel destacou “a alegria de estar junto com as pessoas, ensinando e aprendendo”.

(Fotos de Elizabette Pereira)

Fim do conteúdo