Apresentação do “Microfone em Cena” movimenta o pátio do Campus

Evento resgatou os cantos populares das décadas de 20 a 50

O “Microfone em cena” aconteceu na última sexta (22), no pátio do Campus e contou com as apresentações dos estudantes da Pós-graduação em Canto Popular do Instituto.  O evento trouxe um repertório com músicas que percorrem dos anos 20 até 50. A temática da atividade é voltada nesse período, pois a década de 20 é considerada a década da canção, devido ao surgimento do microfone, que possibilitou novas formas de interpretação.

Para Lucivanda Souza, professora de música do Campus, é um desafio interessante para os estudantes da pós, pois muitos não tinham o contato com o microfone. “Todos eles atuam na cena pernambucana, mas muitos deles não cantam com microfones, pois são de projetos de ópera, projetos de musicais. O surgimento do microfone na década de 20 foi um divisor de águas e onde foi valorizado o canto popular”, explica.

A propagação da música popular brasileira é tida como um instrumento de novos horizontes por Ruel Gomes, estudante da pós. “É a disseminação da cultura dentro do espaço acadêmico, uma atividade que dá uma cara diferente ao Instituto”. O colega de curso, Alexandre Gomes reforça a fala de Ruel. “É uma grande oportunidade de divulgar a musica popular que muitas vezes é desconhecida pela grande massa”, conclui.

Kelson Gomes, professor de música do Campus Vitória participou do evento e falou da troca de conhecimento proposta pelos discentes da pós com o público presente. “É uma via de mão dupla. Os estudantes saem da zona de conforto e se apresentam para o público, enquanto os espectadores veem novos repertórios que não são tão difundidos nas mídias como outros. Acaba sendo essa troca de conhecimento. É agregador”, afirma.