Áreas acadêmicas se reúnem na SNCT para falar sobre sustentabilidade e bioeconomia

Programação inclui palestras, oficinas e minicursos e tem continuidade nesta sexta (25)

A grade de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019 do Campus Recife seguiu na tarde da última quinta (24). A programação, que se encerra nesta sexta (25), inclui palestras, oficinas e minicursos ligados por um grande tema: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Entre os eventos da quinta, estava a mesa-redonda “Mudanças Climáticas e os Recursos Hídricos”, que contou com a presença do gerente de baixo carbono Hugo Moraes e do gerente de Recursos Hídricos Élcio Barros, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Governo do Estado, e de Thiago Vale, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), para debater sobre as mudanças climáticas que ocorrem no Brasil e no mundo e suas consequências. Como aponta Thiago, ao falar sobre o efeito de Feedback do clima, quando alterações climáticas ocorrem, a Terra busca equilíbrio. “Quanto maior é o dano e a alteração causada por humanos ao meio ambiente, maior será a reação da Terra ao tentar se equilibrar novamente”, alerta o palestrante. A atividade foi promovida pelas professoras do Departamento de Infraestrutura e Construção Civil (DAIC) Vânia Carvalho e Ioná Barbosa, e a coordenadora da Sala Verde Chico Science, Maria Tereza Dutra.

A ideia de apresentar a oficina “Empreendedorismo Sustentável: Comercialização de Recursos e Materiais de Uso Cotidiano”, também na grade de quinta, veio de um grupo de moradores da cidade de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, formado pela pedagoga Simone Oliveira, a estudante de Licenciatura em Geografia Nathália Barbosa, a estudante de Ciências Sociais Maria Cavalcanti e o estudante de Ciências Biológicas Cassiano Rufino, estes últimos da UFPE. Para Cassiano, essa é uma pauta atual que merece destaque. “O objetivo da oficina foi propor métodos e técnicas sobre a promoção de recursos sustentáveis para fins de comercialização a partir da reciclagem”, explicou Cassiano.

Outra atividade foi o minicurso “A força do Ecoturismo: um segmento crescente na bioeconomia”, realizado pelas estudantes de Gestão de Turismo Emilly Costa e Thaís Silva, orientadas pelo professor Thales Ramon. “A atividade tem o intuito de demonstrar a transversalidade entre o ecoturismo e a bioeconomia. O Brasil é um país de grande potencial para este segmento do Turismo e, por meio de dinâmicas em grupo e contextualização sobre as preocupações atuais da área, procuramos incentivar o interesse no assunto”, pontuou o professor.