Aula Magna marca início do semestre para cursos superiores

Encontro trouxe o debate sobre o futuro do trabalho

Como se preparar para um mercado de trabalho que, em menos de dez anos, vai substituir boa parte de sua força de produção por robôs? Como escolher se especializar em profissões que atualmente sequer existem? Quais tecnologias de ponta dominam hoje as atividades econômicas? Com essas e outras perguntas a analista educacional da Cesar School Juliana Araripe abriu a palestra da Aula Magna na noite da última quarta (06/02). O evento, que marca o início do semestre letivo para os cursos superiores, contou com a participação da equipe gestora do Campus e de representantes da reitoria.

Na solenidade de abertura, o diretor-geral professor Marivaldo Rosas ressaltou o histórico de excelência dos cursos superiores e a qualidade da equipe de docentes do Campus: “Quero dar os parabéns a todos que conquistaram uma vaga aqui conosco. Vocês fizeram uma escolha que vai mudar suas vidas”, disse. Além do diretor, também compuseram a mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFPE professor Mário Monteiro (representando a reitora Anália Ribeiro), o Diretor de Ensino do Campus Recife Ulisses Teixeira e a assistente social Joelma de Lima (representando o Diretor de Assistência Estudantil do Campus Valter Júnior).

Mas foi Juliana quem provocou o auditório com seus insights sobre educação e mundo do trabalho. Trazendo uma compilação de dados sobre tecnologia, a analista, que também tem experiência em formação docente, explicou que há uma necessidade contínua do trabalhador em aprender. “Os ambientes de trabalho são espaços de aprendizagem, antes de qualquer coisa. Precisamos compreender melhor como esse processo acontece”, disse. Com o fim da apresentação, os novos estudantes seguiram com seus respectivos coordenadores e chefes de departamento para conhecerem melhor o Campus e suas instalações.