Bolsa Permanência institui mudanças para 2021

Estudantes devem possuir conta corrente para renovarem o solicitarem benefício

A partir deste ano de 2021 o recebimento do benefício do Bolsa Permanência será feito por meio de depósito em conta corrente bancária. A decisão é válida tanto para os estudantes que pretendem renovar o benefício quanto os que desejam solicitar pela primeira vez. “Todos os interessados no Bolsa Permanência devem ser titulares de suas contas bancárias, não serão aceitas contas em nome de terceiros, mesmo que sejam os pais de estudantes menores de idade”, explica do diretor de assistência estudantil, Ateniense Alves. Assim, quem estiver interessado em renovar ou solicitar o benefício deve ficar atento a essa exigência e aguardar a divulgação do edital BP 2021, nesta quarta (03). O processo começa na sexta, 05.

A medida terá um impacto duplo na vida do estudante. Isso porque, além de abolir as idas mensais a agências bancárias para realizar o saque (o que previne aglomerações e imprevistos de última hora), o depósito em conta corrente agiliza o processo de pagamento. “Nosso foco para 2021 é dar mais celeridade ao processo de pagamento, garantindo que o estudante receba o benefício com mais segurança”, explica o diretor. Com o modelo antigo, de pagamento via saque em agência, aconteciam muitos retornos de benefício, referente aos casos de estudantes que não conseguiam, dentro do prazo estabelecido pela agência, realizar a retirada da bolsa. Esse retorno de recursos, além de gerar um retrabalho, fazia com que muitos beneficiários não acessassem o BP. Com a pandemia, muitos estudantes sequer conseguiram ir ao banco e o número de devolução de benefícios foi ainda maior.

O depósito em conta corrente elimina todos esses obstáculos, pois uma vez que o recurso chega na conta, o estudante poderá sacá-lo onde e quando quiser. Para garantir essa comodidade, os estudantes devem ser os titulares das contas cadastradas no Bolsa Permanência. “O sistema cruza o CPF do estudante com o CPF do titular da conta. Se houver divergência, o pagamento não é feito”, explica Ateniense. Para o cadastro de renovação ou solicitação do BP 2021, os estudantes podem apresentar conta corrente de bancos físicos ou digitais. Na maioria das instituições bancárias, o processo para abertura de conta pode ser realizado de forma on-line, através de aplicativos. É por esse método digital que os discentes menores de 18 anos devem abrir em seu nome uma conta corrente. Visando atender a comunidade sobre a mudança no BP 2021, a DAE abriu um canal direto com os estudantes e familiares. Casos de dúvida podem ser esclarecidos através do endereço de e-mail bolsapermanencia@recife.ifpe.edu.br.