Notícias
Câmara Municipal do Recife homenageia IFPE por seus 116 anos de existência
Sessão Solene aconteceu na tarde desta segunda-feira (17/11) e contou com a presença de representantes do IFPE de diversas épocas
A memória do Instituto Federal de Pernambuco foi novamente celebrada nesta segunda-feira (17), através de uma sessão solene na Câmara Municipal do Recife. A vereadora responsável foi Cida Pedrosa (PCdoB), que prestou uma homenagem aos 116 anos do IFPE. A solenidade foi presidida pela também vereadora Kari Santos (PT) e contou com a presença do reitor do IFPE, José Carlos de Sá, do diretor geral do IFPE Recife, Fábio Nicácio, bem como de diversos gestores, diretores e chefes de departamento da instituição.
A mesa de honra da solenidade foi composta, ainda, pela professora Leda Correia, coordenadora do Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) do IFPE Recife; e Juliana de Souza de Andrade, Pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IFPE. Durante o evento, foram homenageados 37 representantes do IFPE, entre professores e técnicos (tanto aposentados, como em atividade), funcionários terceirizados, estudantes atuais e egressos.
Em seu discurso, Cida Pedrosa declarou que o IFPE “transforma vidas” e “tem uma capacidade enorme de incluir pessoas dentro de um projeto de Brasil”. “É uma instituição também feita de rupturas, de viradas civis civilizatórias como nos anos 1960, quando as mulheres finalmente passam a fazer parte do corpo discente, rompendo barreiras e preconceitos”, pontuou. Após a fala da vereadora, houve a entrega de uma placa em reconhecimento ao IFPE, a exibição de um vídeo institucional e a apresentação do Coral Popular do IFPE (regido pela professora Lucivanda Silva).
Para o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, ao longo de sua história a instituição tem se mantido fiel à missão de servir aos filhos da classe trabalhadora. “Por mais de um século, acompanhamos as transformações sociais econômicas e culturais de Pernambuco, proporcionando acesso à formação profissional, inovação tecnológica e oportunidades que transformaram a vida de milhares de jovens e adultos”, afirmou. Ele agradeceu a homenagem e destacou a importância desse reconhecimento por parte do Poder Legislativo: “estar neste lugar possui um significado especial, pois aqui se expressa a voz da sociedade, e se traçam caminhos para melhorar a vida das pessoas”.
O diretor geral do campus Recife, Fábio Nicácio, reforçou que a homenagem reconhece o compromisso institucional do IFPE e fortalece valores como a inclusão, a integridade, a sustentabilidade e a gestão democrática. “Exercemos uma prática cidadã inclusiva e voltada para a formação humana e a transformação social”, destacou.
O presente (re)conhece o passado
Um microonibus e uma van levaram estudantes e participantes do Coral até a Câmara Municipal do Recife. Grande parte dos alunos teve que se acomodar nas galerias, pois os locais de honra foram ocupados pelos homenageados e por autoridades. Mas isso não tirou o brilho do momento: como disse Miulki Araújo, que tem 18 anos e é estudante do Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica, “mesmo assistindo lá de cima, pudemos sentir a importância da cerimônia”. “O IFPE também foi construído por estudantes, e nós fazemos parte dele, seja em grandes eventos como este, seja no dia a dia do campus”, afirmou Miulki que, além de suas atividades regulares, é vice presidente do Grêmio Estudantil do IFPE Recife e voluntária no CHMD.
Outro estudante presente no evento foi Marcus Santos, de 19 anos, que é aluno do Ensino Médio Integrado em Edificações e também integrante do Grêmio. “Eu nunca tinha estado na Câmara Municipal, e foi uma experiência muito proveitosa, que permitiu aproximar quem vive o IFPE nos dias atuais da História da instituição. A visão geral das pessoas é de que a gente entra na escola e simplesmente conclui o curso, após quatro anos. E é algo muito maior que isso. É nosso dever saber como foi feito esse chão em que estamos pisando. A celebração foi um grande encontro de gerações, de troca de diálogos. Foi muito bonito conhecer egressos que já estiveram na nossa posição e saber quem construiu o espaço do qual hoje a gente usufrui”, descreveu.
Nícolas Frederico, que tem 18 anos e também cursa o Ensino Médio Integrado em Edificações, concordou e complementou: “um evento assim valoriza a memória do IFPE e fala de sua relevância no passado e também hoje em dia, sob uma perspectiva de transformação dos indivíduos ao longo do tempo”.
Memória afetiva e construção de todos
A professora Leda Correia, que coordena o Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) do IFPE Recife, declarou que é de grande importância realizar atos rememorativos que levem a comunidade a celebrar e resgatar trajetórias para, assim, compreender sua história. “É relembrar o passado, pensar o presente e projetar o futuro, a maneira como se deseja ser, como quer ser visto”, avaliou
Ela também destacou a memória afetiva profunda demonstrada pelos presentes na cerimônia. “Mesmo pessoas que já saíram da instituição há muitos anos repetem sempre, ‘se a escola está me chamando, eu vou’”, apontou. “Isso reflete uma relação perene, que permanece em quem passa pelo IFPE e se reflete no orgulho de ter integrado essa escola que transforma vidas e, através da Educação, muda a maneira de se ver e de se estar no mundo”.
Lista de homenageados
1. André Menezes da Silva (técnico administrativo)
2. Andrezza Carolina Carneiro Tomás
3. Bernardo Luís Torres
4. Cláudia da Silva Santos
5. Curso de Mecânica
6. Curso de Segurança do Trabalho
7. Curso de Refrigeração e Climatização
8. Curso de Gestão Ambiental
9. Elilde Medeiros dos Santos
10. Fabiana Santos Alves
11. Frederico Costa de Almeida Braga
12. Guilherme Pereira da Silva
13. Helcir Roberto de Almeida
14. Helvécio de Carvalho Filho
15. Hercilia Coelho Spindola
16. Italo Gabriel Souza Alves da Silva
17. Jhennyffer Victória Ferreira da Rocha Souza Leão
18. João Fidelis Barbosa da Silva
19. José Adelson de Morais
20. José Flávio Spindola dos Santos
21. José Hélio Lopes Batista
22. José Henrique Pereira da Silva
23. José Neves Cruz
24. José Wanderley Pinto
25. Júlio Sergio Andrade de Queiroz
26. Luiz de Lavor Telles
27. Maria José Amaral Morais
28. Mércia Gomes Bessa Coelho
29. Moacyr Ramos Samarco Júnior
30. Pamela Consuelo Castro e Sant’Anna
31. Rejane Maria da Silva
32. Robson Silva Passos
33. Sofia Suely Ferreira Brandao Rodrigues
34. Tamyres Soares Silva de Lira
35. Tânia Maria dos Santos
36. Tetsuo Usui
37. Verônica Cristina Gomes do Rego
>> Clique aqui e acesse a matéria com a homenagens prévia aos 116 anos do IFPE
>> Veja abaixo os registros fotográficos da sessão solene (créditos das imagens: João Paulo Seixas / Equipe Cida Pedrosa)
