Campus anuncia retomada das aulas: 31 de agosto

Semestre será dividido em dois módulos

É oficial: as aulas no Campus Recife serão retomadas no dia 31 de agosto, de forma remota. Com essa medida, o primeiro semestre de 2020 (interrompido por conta da pandemia do Coronavírus) será dividido em dois módulos de 7 semanas. Em cada módulo, os estudantes poderão cursar até 8 componentes curriculares. A disponibilização desses componentes ficará a cargo das coordenações de curso, em função das disciplinas nas quais os estudantes já estavam matriculados em 2020.1. Também será possível o estudante optar por cursar todas as disciplinas, ou cancelar apenas algumas delas ou, ainda, trancar o semestre letivo. “É importante ressaltar que essa é uma retomada. Ou seja: estamos recomeçando exatamente de onde paramos, em 14 de março”, explica o diretor de Ensino Ulisses Teixeira.

Teoria e prática – Todos os componentes ofertados no semestre 2020.1 modulado serão teóricos. Disciplinas com carga horária 100% prática não podem ser oferecidas, como indica o Parecer 05/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE). No entanto, componentes de natureza teórico-prática poderão ser disponibilizados, desde que a parte prática seja ministrada por meio de demonstração ou com uso de simuladores.

Plataformas – Cada professor poderá escolher uma plataforma de ensino a ser utilizada no semestre de retomada. O corpo docente terá autonomia para fazer sua opção no uso de metodologias ativas, desde que em sintonia com as diretrizes dispostas na Portaria 774/2020-IFPE. O uso do Q-Acadêmico, no entanto, é obrigatório para registro das atividades de ensino, independentemente da plataforma ou metodologia adotadas.

Sobre as aulas – Cada componente deverá ter, no mínimo, 10% de sua carga horária em encontros síncronos (encontro em tempo real entre professores e estudantes), privilegiando interação on-line.

Horários, calendário e matrícula – Por se tratar de um semestre de retomada, não haverá período de matrícula. Os estudantes poderão apenas fazer ajustes, caso não vá cursar os componentes disponibilizados nos módulos do semestre. Os horários serão os mesmos do início do ano e um novo calendário acadêmico será anunciado em breve. Até lá, a Direção de Ensino já adianta as seguintes datas:

Módulo 01  (7 semanas)

31/08 a 26/10 (exames finais: 30/10 a 02/11)

Módulo 02 (7 semanas)

30/10 – 21/12 (exames finais: 26 a 29/12)

Live com estudantes – Na próxima sexta (14/08) os estudantes do Campus vão poder tirar todas as suas dúvidas sobre o semestre de retomada numa live com os diretores que acontece às 10h no canal da Ascom Recife.