Campus inova e implementa primeira versão mobile do AVA IFPE

Aplicação é fruto de parceria e já está disponível para download

O Campus Recife dá mais um grande passo na caminhada de aperfeiçoamento do ensino remoto. Agora, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Campus conta com sua primeira versão mobile. Nomeada de “AVA IFPE Recife”, a aplicação é a primeira do tipo no IFPE e leva o mesmo nome de sua “irmã mais velha”, disponível para acesso somente através do navegador em PC. Sua implementação foi coordenada pelo professor do Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) Rafael Roque, e marca um avanço na qualidade da experiência do ensino remoto para diversos discentes, que agora podem acessar o conteúdo das salas virtuais mesmo estando offline. O aplicativo já está disponível para download para toda a comunidade acadêmica através da Apple e Play Store, abraçando assim usuários de ambos sistemas operacionais. Para acessá-lo basta fazer login utilizando o email institucional.

O AVA utilizado pelo Campus durante as aulas remotas é baseado no Moodle, um sistema de gestão da aprendizagem de código aberto. Através dele, os professores recebem salas virtuais onde disponibilizam recursos que são consumidos por diversos estudantes. Segundo o professor, com a implementação do sistema na versão mobile é possível contar com várias vantagens, entre elas, conectar-se rapidamente com outros integrantes de uma mesma disciplina ou curso e baixar os conteúdos para acesso off-line. Uma opção mais que apropriada para estudantes com limitação de conexão à internet. Roque afirma ainda que outra funcionalidade de grande impacto é a capacidade de oferecer notificações instantâneas de mensagens e outros eventos no celular de seus usuários. “Isso vai agilizar muito a troca de informação entre professores e estudantes, além de facilitar o lembrete de eventos, como por exemplo, atividades pendentes”, prevê.

Para a implementação da iniciativa, o docente conta que utilizou um código básico disponível para app web do Moodle e o personalizou com a “cara” da Instituição. Além disso, também foi implantada toda a infraestrutura necessária para dar suporte ao uso do aplicativo mobile. Tal agilidade para desenvolver e personalizar o app foi obtida através de parceria com a i2 Mobile Solutions, empresa de criação, design e desenvolvimento de aplicativos mobile baseada no Recife. De acordo com Rafael, a empresa se interessou em contribuir com o avanço da experiência de aprendizagem não presencial no Campus.

O aplicativo já conta com uma equipe de beta testers (usuários avaliadores) e a partir do uso e recebimento de feedbacks passará por mais refinamentos. No caso de dúvidas, críticas ou sugestões, é possível contatar a equipe de suporte que atende aos chamados do AVA IFPE Recife através do site on-line helpdesk.ava.recife.ifpe.edu.br. A expectativa é que, em breve, seja possível progredir com o engajamento dos alunos a partir dos recursos de notificações sobre eventos do calendário, posts, etc.

Parceria – Um aspecto fundamental para o lançamento da aplicação é a parceria firmada entre o Campus e a empresa i2 Mobile Solutions, que customizou o aplicativo. A empresa atua há mais de quinze anos no mercado nacional e internacional, apresentando um portfólio de clientes de vários portes, em diferentes campos. “Já trabalhamos soluções multimídia, EaD e livros digitais. A parceria com o Campus Recife faz parte dos nossos valores de incentivo a novas soluções para a educação, ainda mais num cenário tão desafiador como esse que estamos vivendo”, explica Felipe Andrade, sócio-fundador e diretor de Tecnologia da i2.

Para o diretor-geral do Campus, aplicativo AVA Recife é uma grande conquista, que revela a versatilidade da gestão: “É uma questão de tecnologia com impacto indiscutível na performance dos nossos alunos, mas é também uma mostra da nossa eficiência em construir parcerias mesmo em momentos adversos”, explica Marivaldo. Com o projeto firmado, o campus não precisou arcar com nenhum custo referente ao projeto, pois coube à i2 Mobile Solutions a confecção de todo o produto.  Andrade confirma o êxito da experiência com o Campus Recife, para ele, uma oportunidade de construir pontes entre estudantes e o conhecimento: “Estamos lançando hoje, as bases da educação do futuro”, prevê.

Consolidação da educação remota – Para o diretor de Extensão e Políticas Institucionais do Campus, professor Hilson Gomes, o app marca um momento importante de amadurecimento da educação remota na instituição. “Além de sermos o maior Campus do IFPE, estamos construindo uma expertise inédita em termos de experiência de aprendizado remoto”, explica. Para ele, com as melhorias na aplicação, o app AVA IFPE Recife tem potencial para se tornar não só uma ferramenta em tempos de pandemia como um verdadeiro parceiro da comunidade acadêmica, inclusive num futuro de volta da educação presencial. “Os avanços que fazemos hoje com a educação remota não se perdem, eles sempre somam”, afirma.

AVA IFPE Recife | Aplicativo Mobile
Disponível na Apple Store e Play Store