Campus Recife abre mais de 1200 vagas para novos estudantes no vestibular

Inscrições têm início no dia 25 de janeiro

Com informações da Ascom Reitoria e Ascom Campus Recife

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), divulgou nesta quinta (21), os detalhes do processo de ingresso 2021.1. Em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não será realizado. Todas as etapas da seleção ocorrerão por meio da internet. Os candidatos terão opção de utilizar as notas do Enem ou do histórico escolar para concorrer as 4.902 vagas oferecidas nos 16 campi do Instituto, 115 a mais que a oferta do Vestibular 2020.1. Outra novidade é a gratuidade da taxa de inscrição. Essas medidas reforçam o compromisso da instituição com a sociedade, num momento tão delicado, e com a oferta da educação pública, acessível e de qualidade, mesmo diante de um cenário de corte de orçamento.

Conforme apresentado no edital de ingresso 2021.1, o Campus Recife oferta 1270 vagas, divididas entre os três módulos de ensino. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever através do endereço cvest.ifpe.edu.br, a partir desta segunda (25) até o dia 21 de fevereiro.

Na modalidade dos Cursos Integrados – incluindo Proeja – os postulantes a uma das 320 vagas poderão escolher entre os sete cursos técnicos ofertados (Edificações, Saneamento, Segurança do Trabalho, Mecânica, Química, Eletrotécnica e Eletrônica). Ainda sobre a oferta dos cursos técnicos, mas voltada à modalidade Subsequente, o Campus Recife abre 720 vagas para nove formações (Edificações, Saneamento, Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica, Química, Refrigeração e Climatização, e Segurança do Trabalho). No caso do Integrado, serão consideradas as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Em relação as 230 vagas para a modalidade Superior do Campus Recife, os interessados podem concorrer através dos cursos de Engenharia Mecânica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo, e Licenciatura em Geografia. Os inscritos para participar do processo seletivo Superior do Campus devem submeter uma das suas notas do Enem entre os anos de 2015 e 2019.

Embora os cursos ofertados sejam presenciais, vale lembra que, devido à imprevisibilidade da situação da pandemia, as aulas poderão ocorrer de forma remota em algum momento, inclusive no início dos cursos. O IFPE retomará as atividades presenciais em sua integralidade, logo que a situação sanitária do país e/ou estado esteja controlada.

Caso surjam dúvidas referentes ao processo de ingresso, os candidatos podem esclarecê-las pelo e-mail ingresso@ifpe.edu.br ou diretamente no Campus Recife, com horário marcado. Todas essas informações também estão disponíveis no edital 2021.

Processo seletivo 2021 | Campus Recife
Edital | Disponível aqui