Campus suspende atendimento ao público e opera em sistema de rodízio

Medida visa reduzir a circulação de pessoas e prevenir o avanço do coronavírus

Com a informação divulgada no último domingo (15) de que as atividades acadêmicas estão suspensas nas Universidades e Institutos Federais e os encaminhamentos repassados pelo Colégio de Dirigentes do IFPE na noite de segunda (16), o Campus Recife apresenta informações mais detalhadas sobre seu plano de contenção, que cobrirá o período até 31 de março.

Rodízio de atividades essenciais e suspensão de atendimento ao público externo

De 16 a 31 de março, o Campus Recife não fará atendimento ao público e atenderá em regime de rodízio, realizando apenas atividades essenciais de setores específicos. O trabalho acontecerá às terças no turno da manhã (8h-12h) e quintas no turno da tarde (13h-17h).

Nesses turnos, uma equipe reduzida de servidores atenderá apenas nos seguintes setores: Direção Geral do Campus (DGCR), Comunicação, Coordenação de Gestão e Controle Acadêmico (CGCA), Divisão de Extensão (Diex), Direção de Gestão de Pessoas (DGP) e Diretoria de Administração e Planejamento (DAP). Todos os demais setores estarão em regime de suspensão de atividades.

A suspensão das atividades acadêmicas e a redução de atividades administrativas impacta estudantes, servidores, terceirizados e estagiários. No entanto, é preciso atentar para o fato de que os profissionais afastados podem ser convocados caso haja expressa necessidade. Servidores com mais de 60 anos e em condições de vulnerabilidade em relação à doença (grávidas, lactantes, portadores de doenças autoimunes etc) já estão afastados de suas funções.

Colação de Grau cancelada

As cerimônias de colação de grau, previstas para acontecerem na próxima semana (de 24 a 26 de março) foram canceladas. Com a retomada das atividades, uma nova data será informada a toda a comunidade.

Atividades de extensão canceladas

As atividades, reuniões e eventos dos Núcleos de Extensão (NEGED, NEABI, NAPNE, NAC e CELLE) estão suspensas durante o período de contenção. Dúvidas sobre o PIBEX podem ser atendidas pelo email pibex@recife.ifpe.edu.br.

Biblioteca fechada

Todas as multas referentes ao período de contenção serão abonadas com o retorno das atividades.

Mais Campus adiado.

A Olimpíada Brasileira de Matemática foi remarcada para o dia 30 de abril.

Prova de proficiência em inglês adiada, uma nova data será informada após a retomada regular das atividades.

Suspensão de aulas não significa realização de aulas remotas

Outra informação importante para os estudantes e professores é que nesse período de contenção, não há autorização para realização de aulas remotas ou a distância no que se refere aos cursos presenciais. Não haverá, portanto, contagem de faltas ou obrigatoriedade de apresentação de trabalhos ou realização de provas (mesmo que virtualmente).

O campus Recife, juntamente com a Reitoria do IFPE, está acompanhando e avaliando o cenário diariamente e caso sejam necessários ajustes nas medidas, eles serão comunicados através dos meios oficiais. A principal recomendação é que a comunidade fique alerta a essas informações e siga as instruções repassadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para permanecer em casa. Evitar a circulação em transporte e espaços públicos é a melhor maneira de retardar o avanço do coronavírus entre nós.