Cinefilô discute os elementos do fascismo na contemporaneidade em novo encontro

Sétima sessão acontecerá no dia 25/10, 8h às 12h, no miniauditório do campus

O projeto de Extensão CineFilô promoverá novo encontro no dia 25 de outubro. O grupo vai propor o debate “Elementos do fascismo na contemporaneidade”, a partir do filme “A Onda”. A roda de conversa será realizada das 8h às 12h, no miniauditório do IFPE Campus Recife, com coordenação da professora Fernanda Celi, supervisora dos estudantes de Filosofia da UFPE inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/IFPE), responsáveis por conduzirem a discussão. As inscrições para participar da atividade podem ser feitas aqui.

No novo encontro, a equipe do projeto parte do filme “A Onda”, uma adaptação do livro de Morton Rhue, que foi inspirado em um experimento social real realizado em 1967 pelo professor Ron Jones. O filme retrata a história de um professor de ensino médio que tenta ensinar aos seus alunos sobre autocracia e ditadura, mas acaba criando um movimento extremista dentro da escola. A película é uma crítica à facilidade com que as pessoas podem ser levadas a seguir líderes autoritários e à importância da educação para evitar que isso aconteça.

O Cinefilô irá, então, propor um debate que problematize os regimes totalitários a partir da análise de aspectos psíquicos e sociais inerentes ao surgimento de tais regimes. Nesse sentido, a discussão quanto à personalidade autoritária terá como base o texto escrito pelo filósofo alemão Theodor Adorno, em conjunto com outros intelectuais, chamado “Estudos sobre a personalidade autoritária”, bem como o ensaio “Aspectos do novo radicalismo de direita”, de Adorno. Os textos têm o intuito de propor uma análise dos aspectos sociais e psíquicos que favorecem o surgimento de regimes fascistas. São obras essenciais para compreender os fenômenos que não morreram em 1945, como o fascismo e o antissemitismo.

O grupo do projeto também vai trazer para a roda de conversa considerações do livro “Origens do Totalitarismo”, da filósofa Hannah Arendt. Na obra, Arendt argumenta que o totalitarismo é um fenômeno político moderno que surge da combinação de elementos como a massificação da sociedade, a perda de identidade individual e a desintegração das estruturas políticas tradicionais. A obra é fundamental para a compreensão dos elementos constitutivos e do  modus operandi de modelos políticos totalitários.

Cinefilô | 7ª sessão
Dia 25/10, das 8h às 12h