Cinema e filosofia se encontram no Campus

Projeto CineFilô traz filmes e espaço de debate uma vez ao mês

Se você é um amante do cinema, prepare-se para participar das sessões promovidas pelo projeto CineFilô, no miniauditório do Campus. Aprovado pelo PIBEX 2018, a proposta é trazer um filme por mês para exibição e abrir um espaço de fala após as sessões. As entradas estarão liberadas para estudantes, docentes, servidores e à comunidade externa.

Segundo a professora de Filosofia Fernanda Celi, responsável pelo projeto, a intenção é estimular a compreensão e assimilação de conceitos filosóficos por meio de obras cinematográficas. A docente iniciou a ideia em 2014, no Campus Caruaru, e trouxe consigo quando foi transferida ao Campus Recife, no ano passado.

Fernanda conta que os filmes são selecionados pelos professores da Coordenação Acadêmica de Filosofia e Sociologia (CAFS). O professor que sugeriu o filme escolhido é então responsável por mediar o debate após a exibição, com o apoio de uma bolsista e uma voluntária, Teresa Nogueira e Julia Teixeira, respectivamente, ambas do curso de Química.

A primeira sessão será no dia 11/03, às 13h, e acontecerá no Miniauditório. O filme da vez é Ex Machina, proposto por Fernanda, que trará a discussão o tema “Inteligência artificial e filosofia”. Empolgada com o projeto, a professora acredita que o cinema pode ser uma importante ferramenta educacional. “A ideia é contribuir com o processo educativo do Campus ao promover um espaço de discussão interdisciplinar de temas e conceitos presentes nas diversas áreas de conhecimento. As narrativas lúdicas dos filmes permitem uma compreensão mais aprofundada desses assuntos, pois eles se tornam mais visíveis”, afirma.