Comunidade exalta memória institucional nas celebrações dos 113 anos do IFPE Recife

Nesta sexta (23/09), foi inaugurado o Memorial de Mecânica, com a participação de antigos integrantes do curso

A programação comemorativa pelos 113 anos do IFPE Recife, realizada desde quarta-feira (21/09), rendeu, nesta sexta (23/09), momentos emocionantes. A grade de atividades desses dias enalteceu a memória institucional, com exposição fotográfica, visitação ao Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) do campus, roda de conversa com participação de profissionais que se dedicaram por décadas à Instituição, culminando, durante esta manhã, no ato de descerramento da placa do Memorial de Mecânica. Na sequência, a comunidade do campus se reuniu, no pátio, para prestigiar a apresentação do Coral Popular do IFPE e entoar o tradicional parabéns com corte do bolo.

O Memorial de Mecânica foi organizado em homenagem aos/às profissionais que, ao longo dos 113 anos de história da Instituição, contribuíram com sua dedicação e trabalho, para a atual conquista do conceito máximo (nota 5) pelo MEC/INEP do curso hoje de Bacharelado em Engenharia Mecânica. Participaram da solenidade o ex-prefeito João da Costa, professor Jairo Brito, professor Felipe González, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unidade do Cabo da UFRPE representando a reitoria da Universidade, além do reitor do Instituto, José Carlos de Sá, do diretor do IFPE Barreiros, Adalberto Arruda e outros integrantes do IFPE.

Em comum à maioria dos presentes, manifestado em seus depoimentos, o sentimento de orgulho e gratidão por pertencer a uma instituição histórica e de referência. Na ocasião, foi ressaltado o trabalho do grupo envolvido no CHMD em revivescer, por meio do Centro, a memória institucional. Os estudantes e servidores que acompanhavam a solenidade seguiram para o pátio para cantar parabéns ao IFPE Recife na distinta companhia do Coral Popular do Instituto.