Início do conteúdo

Deputado João Paulo realiza visita oficial ao IFPE Campus Recife

Durante o encontro, foram discutidos temas importantes para o campus, como o passe livre nos coletivos, a permanência estudantil e a construção de um refeitório


Na última sexta-feira (03), o deputado estadual João Paulo Lima e Silva (PT) realizou uma visita oficial ao IFPE Recife. Ele assinou o livro de registro do campus, percorreu grande parte dos prédios e ficou encantado com o maquinário que encontrou durante o passeio: além de formado em Economia e de ter uma longa atuação como político e sindicalista, na década de 1970 ele também estudou em cursos integrados de Edificações e Mecânica.

João Paulo foi recebido pelo Diretor Geral do campus, Fábio Nicácio; pela Diretora de Ensino, Maria Clara Catanho; pela Diretora de Assistência ao Estudante, Evellyn Carvalho; pela Chefe da Divisão de Extensão, Marcela Heráclio; pela Chefe do Departamento de Infraestrutura, Administração e Manutenção, Marcela Tertuliano; pela assistente administrativa Ádila Albuquerque; e por uma comitiva de líderes estudantis: Marcus Santana. Luiz Almeida, Italo Gabriel, Ana Beatriz Souza e Miulki Araújo. No fim da visita, ele encontrou os professores Frederico Duarte e José Ângelo Peixoto, que lhe apresentaram os laboratórios do curso superior em Engenharia Mecânica, do qual José Ângelo é coordenador.

O deputado teve uma longa conversa, da qual participaram servidores e estudantes. Entre os vários pontos discutidos, se destacaram questões cruciais para os alunos do IFPE Recife, como o Vem Estudantil/Passe Livre. João Paulo se comprometeu em ajudar e deu sugestões de como tentar incluir os estudantes da rede pública federal dentro da legislação que já existe. “Antes de serem estudantes de uma escola pública federal, vocês são pernambucanos”, afirmou João Paulo. “Desde 1983 os grêmios pautam a questão do passe livre e é muito triste que essa luta não tenha sido vencida ainda”, lamentou o estudante Ítalo Gabriel, acrescentando que essa é uma demanda nacional. Outro ponto de interesse levantado foram os incentivos às políticas de permanência estudantil, fundamentais para garantir condições de superar barreiras sociais e econômicas e possibilitar a conclusão dos estudos.

O Diretor Geral Fábio Nicácio falou também sobre a necessidade de se construir um refeitório que atenda às necessidades do campus. “Estamos há mais de 40 anos sem refeitório, e o número de alunos só cresceu desde então”, explicou, apontando que a verba que foi destinada à obra é insuficiente para que se edifique um espaço condizente com a demanda do campus. João Paulo discutiu algumas estratégias a respeito e combinou de se reunir novamente com a direção.

“Visitar o campus Recife foi uma honra, pois o IFPE é um espaço fundamental para a educação pública e de qualidade”, disse João Paulo. “É de extrema relevância mantermos o IFPE como uma referência de ensino em nosso estado, pois se trata de uma política pública criada no governo Lula que tem transformado a vida de milhares de estudantes, permitindo o acesso à educação técnica e superior, e fortalecendo a inclusão social. Por isso, vamos seguir lutando por mais investimentos e por uma educação pública de qualidade para todos”, concluiu.

    

 

Fim do conteúdo