Discentes recebem medalhas por competição internacional de Matemática

No total, foram 16 estudantes premiados com ouro, prata, bronze e menção honrosa

Estudantes do Campus Recife com melhor desempenho a nível nacional no Concurso Canguru de Matemática receberam premiação na última quinta-feira (20).  A competição se refere a uma disputa anual internacional criada na França, em 1991. A cerimônia contou com a presença do diretorgeral do Campus Recife, Marivaldo Rosas, o coordenador de Matemática, André Costa, o coordenador de Ciências, Natureza e Matemática do DAFG, Fábio Nicácio, além do professor do Campus Tetsuo Usui.

Com relação aos contemplados, foram um medalhista de ouro, nove de prata, três de bronze e outros três estudantes receberam a medalha de menção honrosa. De acordo com o regulamento da competição, os participantes são premiados segundo a porcentagem dos melhores colocados, por nível, em território nacional. A classificação de ouro equivale a 1% dos inscritos com maior nota, a de prata, 2% e assim sucessivamente. A competição, aberta para escolas públicas e privadas, possui seis níveis, que vão desde o Ensino Fundamental até o Médio. A lista do resultado do Concurso Canguru de Matemática Brasil 2019 referente ao IFPE Campus Recife pode ser visualizada aqui.

O coordenador André explica que as inscrições são feitas por escola e quehá três anos, juntamente com o professor Wagner Costa, aplica as provas do concurso no Campus. “Nós inscrevemos a Instituição na filial brasileira da competição e abrimos a oportunidade para que os estudantes se inscrevam. Aplicamos o exame em março, junto com o resto do País. O fato da prova acontecer logo no início do semestre só reforça a necessidade de realizar uma preparação contínua dos nossos discentes para competições desse porte”, descreve. A dupla de docentes também coordena as participações na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais e na Olimpíada Brasileira de Matemática.

O medalhista de ouro desta edição foi o estudante Pedro Henrique Vital, do terceiro período do curso Técnico Integrado em Eletrônica. Embora seu apreço pela disciplina não seja recente, a conquista do ouro o surpreendeu. “Não esperava chegar nesta colocação este ano. A prova foi feita para você não terminar e não saber precisamente sua nota, pois vai depender do desempenho dos outros”, revela Pedro. O discente conta que não ficou nervoso durante a prova, pois sabia que isso poderia atrapalhar o rendimento. “Me concentrei para fazer o exame como se fosse um desafio normal de matemática”, compartilha.

A mãe de Pedro, Ana Virgínia Vital, também presente durante a premiação, encontrava-se muito orgulhosa do filho pelo resultado. “Ele é um estudante dedicado. O IFPE está sempre incentivando a participação dos alunos em competições do gênero e acho que isso traz um diferencial enorme, além de oportunidades de desenvolver o conhecimento deles. Essa foi uma das razões para termos procurado o IFPE como instituição”, colocou Ana.