Divulgado edital para seleção de estudantes como tutores de pares

Discentes selecionados/as irão acompanhar colegas vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência

A Diretoria de Políticas Institucionais e Extensão (DPI) divulgou, nesta segunda-feira (18/03), o edital do Programa Tutoria de Pares Campus Recife 2024.1, voltado à seleção de tutores de pares bolsistas, voluntários e à formação de cadastro de reserva. Os/as estudantes do Campus Recife selecionados/as irão acompanhar discentes vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne). Conforme o edital (disponível aqui), as inscrições poderão ser feitas desta segunda-feira (18/03) a 21 de março, de forma on-line, pelo sistema Fluxo.

A tutoria de pares consiste no acompanhamento por um estudante do seu tutorado na realização de atividades pedagógicas e atividades de interação dele no ambiente institucional, a depender da necessidade do discente vinculado ao NAPNE, e contribuição para o entendimento do funcionamento da instituição. O edital tem como objetivo ampliar as condições de equidade, permanência e êxito, no espaço educacional, dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Poderão participar da seleção os/as estudantes regularmente matriculados/as nos cursos integrados, subsequentes e superiores do Campus Recife. Além de bolsistas (16 vagas) e voluntários (02 vagas), a seleção também se destina à formação de cadastro de reserva. O processo seletivo inclui análise do histórico escolar e entrevista. Como as inscrições serão realizadas pelo sistema Fluxo, os/as candidatos/as precisam estar com os dados no Q-acadêmico atualizados.

O início das atividades do/a estudante tutor/a está previsto para o próximo mês de abril. A tutoria terá vigência de um semestre letivo, prorrogável, a cada período, por até dois anos.

Programa Tutoria de Pares IFPE Recife 2024.1
Inscrições de 18 a 21 de março, de forma on-line, pelo sistema Fluxo