Notícias
Docentes se preparam para retomada com aulas remotas
Encontro Pedagógico foi realizado nos dias 10 e 11 de agosto
Com o tema “Descortinando o Ensino Remoto”, o Encontro Pedagógico deste semestre aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, marcando a retomada do período letivo através do ensino remoto, prevista para o próximo dia 31. O evento, que ocorreu em diversas plataformas digitais, representa um espaço de formação, troca de experiências e diálogo constante entre o corpo docente e a Instituição. Algo que continuará nesta quinta-feira (13), às 15h, com encontro virtual entre professores e diretores do Campus sobre o Plano de Retomada e as estratégias para realização das aulas remotas.
Ao mencionar a retomada, a pedagoga do Campus Ruth Malafaia explica que o Encontro Pedagógico dos últimos dias foi um dos diversos momentos pensados para enriquecer a prática profissional e atender às demandas dos professores nas tecnologias digitais, uma vez que o Instituto adotou o ensino remoto para retomada de suas atividades em decorrência da pandemia de covid-19. “Através de palestras, rodas de conversa e oficinas, a ideia foi abrir as cortinas para esse novo horizonte que requer novas aprendizagens e um novo olhar, pois o momento gera impacto na vida acadêmica tanto dos educadores quanto dos educandos”, coloca.
Além do Encontro Pedagógico, o Campus ofereceu outras oportunidades de preparação para os professores. Um exemplo foi a Trilha de Desenvolvimento Docente, projeto de qualificação para a realização de atividades pedagógicas remotas, proporcionado durante o mês de julho. “Fizemos um trabalho intenso de qualificação dos professores e tivemos uma adesão massiva”, comenta Hilson Vilar, diretor de Políticas Institucionais e Extensão.
Nesse sentido, a pedagoga Ruth reforça a importância do processo de preparação do corpo docente dentro do contexto que a educação vem enfrentando, pois assim o Instituto continuará a oferecer um ensino de excelência, mesmo com todos os desafios do ensino remoto, que são diversos. Entre eles, a profissional destaca a adequação das estratégias e dos materiais didático-pedagógicos para atender aos diversos estudantes do Campus neste novo formato de aulas.
Os professores da Instituição, nessa perspectiva, estão empenhados em vencer os obstáculos impostos pela pandemia. Um exemplo é a docente Ana Regina, de Língua Portuguesa do Campus, que coloca a empatia, a solidariedade e o trabalho colaborativo como chaves para superar as dificuldades e retomar as atividades de ensino da melhor forma possível. “Foi emocionante ver os professores engajados para aprender, ensinar e usar novas tecnologias durante o Encontro. Todos nós estamos buscando caminhos e instrumentos para oferecer um ensino remoto que favoreça a aprendizagem dos nossos estudantes, mesmo em um momento difícil como esse”, garante Ana.