Docentes se reencontram para planejar semestre

As atividades e minicursos continuam seguem até segunda (04/02)

Os professores do Campus Recife se reuniram na manhã desta sexta (01/02) para o Encontro Pedagógico 2019.1. O evento marca o início do semestre letivo, reunindo docentes e direção para um momento de reflexão e avaliação. O tema da mesa redonda de abertura foi “Os desafios da prática docente no IFPE — Campus Recife”, que trouxe debates acerca do ensino. A programação também contou com uma apresentação cultural realizada pela professora Katarina Meneses, do Campus Olinda e Maurício Cesar, do campus belo Jardim.

Um café da manhã recebeu os professores, que depois seguiram para o auditório, onde ouviram o diretor-geral do Campus Recife Marivaldo Rodrigues e o diretor de Ensino, Ulisses Teixeira da Costa. Marivaldo destacou as novidades da infraestrutura do Campus, entregues nesse começo de semestre. Da mesma forma, o professor Ulisses enfatizou a importância dos docentes buscarem um momento de formação. “Passamos tanto tempo em sala de aula incentivando os estudantes a se aperfeiçoarem, a melhorarem sua formação que às vezes esquecemos que nós mesmos devemos estar sempre nos renovando”, declarou.

O primeiro palestrante foi o pró-reitor de Ensino do IFPE Assis Leão da Silva, que explicou as políticas de ensino e avaliação institucional. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar as inovações e reformas que, juntamente com os coordenadores dos cursos e dirigentes de ensino, vem pondo em prática para aprimorar as tecnologias de avaliação dos cursos e discentes. A mesa redonda principal teve a participação do professor de libras do Campus Recife Bernardo Klimsa e da diretora de Pesquisa Sofia Brandão, com mediação da pedagoga Josenilde Gaspar. Bernardo teve como foco de sua palestra a inclusão de estudantes com deficiência, enquanto Sofia contextualizou e estimulou os professores a incentivarem seus estudantes a ingressarem projetos de pesquisa e de extensão.

Os professores de Química Íria Bassan e Thiago Selva estavam entre os presentes e destacaram a importância do comparecimento no Encontro Pedagógico. “Aqui podemos discutir sobre a Instituição, saber os pontos que estão bem e os que precisam ser melhorados ao interagirmos com nossos colegas”, conta Thiago. Já Íria acredita que o encontro possibilita um maior conhecimento sobre a realidade da instituição. “Um encontro como esse nos permite acesso à essa informação”, completa a professora.

Além da reunião, minicursos serão oferecidos aos docentes até o dia 4. As inscrições, que também são abertas a servidores administrativos, poderão ser realizadas on-line, por meio dos links compartilhados com os servidores via e-mail institucional. As vagas são limitadas.