Início do conteúdo

Documentário brasileiro Iracemas é escolhido para o segundo cine debate da 5ª edição do Cinefilô

Comunidade acadêmica e público externo podem participar da discussão


O projeto de Extensão Cinefilô, do IFPE Recife, realizará o segundo cine debate da 5ª edição, do ano de 2025, no dia (02/07), das 8h às 12h, no auditório do campus. A discussão será baseada no documentário brasileiro Iracemas.

O debate abordará os papéis de gênero e colonialidades, a partir da crítica da pesquisadora e professora nigeriana Oyèrónké Oyěwùmí, além dos conceitos de gênero e sexualidade da filósofa francesa Simone de Beauvoir e da escritora norte-americana Andrea Dworkin. A segunda atividade do Cinefilô propõe a seguinte pergunta para discussão: Que corpos o Ocidente inventou?

A programação do Cinefilô contará com a mediação da professora de Filosofia e coordenadora do projeto, Fernanda Celi; da diretora e roteirista do documentário, Tuca Siqueira; da professora de Filosofia Gabriela Carreiro (UFPE); e da estudante extensionista e graduanda em Filosofia Elina Amorim (IFPE/UFPE).

O documentário escolhido para o cine debate é Iracemas (2023), uma produção brasileira dirigida por Tuca Siqueira e selecionada para o Festival do Rio 2023. O longa se passa em Fortaleza, capital do Ceará, que é tomada por Iracemas. No documentário, Tuca Siqueira revisita a figura mítica da virgem dos lábios de mel e convida o público a refletir sobre o corpo, a voz e a história das mulheres no Brasil.

A comunidade acadêmica do Campus Recife e o público externo podem participar da discussão. As inscrições podem ser feitas por meio do link do Even3, disponível aqui.

Fim do conteúdo