Documentário sobre escultor Corbiniano Lins é destaque na programação de aniversário do IFPE Recife

Conversa trouxe o diretor do audiovisual, que enfatizou importância do artista, ex-aluno da Instituição

O IFPE Recife enalteceu o nome do escultor Corbiniano Lins, nesta manhã de quinta-feira (26/09), como estudante egresso da Instituição e seu legado artístico, com exibição à comunidade acadêmica de documentário dedicado ao mestre. O momento didático e oportuno, dada a importância de Corbiniano no cenário cultural, contou com a presença do diretor do audiovisual, Cezar Maia, em conversa mediada pela jornalista do IFPE Patrícia Rocha. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Pesquisa do campus.

A jornalista fez um breve resumo da vida e obra de Corbiniano, olindense e aluno da Instituição na década de 1930, quando o IFPE Recife estava em transição de nomenclatura e concepção, de Escola de Aprendizes Artífices para Liceu Industrial, espaço onde aprendeu técnicas, inclusive, para o desenvolvimento de suas esculturas, durante as oficinas de Mecânica. A profissional de Comunicação ressaltou que os trabalhos do artista plástico estão espalhados em cidades como Recife, Campina Grande, Maceió e Fortaleza, fato até mostrado no documentário.

Cezar Maia destacou a relevância do material audiovisual em cumprir o papel de manutenção da memória: “Um personagem como Corbiniano, um artista de sua magnitude, é muito pouco lembrado e está espalhado pelo Recife inteiro, inclusive, no meio de praças. É muito importante que as pessoas tenham acesso a artistas de grande monta, como ele”. O encontro também abordou sobre como se deu a produção do documentário.