Doutoranda do INPE realiza estágio em docência no IFPE Recife

Pesquisadora é egressa do curso superior e do mestrado em Gestão Ambiental, ambos ofertados pelo campus

“Além da experiência que irei adquirir, é uma honra poder voltar ao IFPE e repassar aos atuais alunos do curso o conhecimento que obtive e venho obtendo por todo esse caminho e poder contribuir com a formação de cada um”.  É com esse relato que Rayanna Barroso, estudante egressa do IFPE Recife, descreve a emoção de poder estar de volta ao campus, dessa vez para cumprir estágio em  docência do Programa de Doutorado em Sensoriamento Remoto que realiza no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos .

Rayanna conta que ingressou no IFPE em 2010, no curso superior Tecnológico em Gestão Ambiental, e desde o primeiro período se apaixonou pela área de Sensoriamento Remoto, tendo participado de projetos de Pesquisa com o professor Hernande Pereira, que hoje acompanha a egressa nas atividades de ensino desenvolvidas no campus.

Após concluir a graduação no IFPE e fazer um segundo curso superior em outra instituição, a doutoranda decidiu focar na carreira acadêmica, através de uma pós-graduação. “Fiquei sabendo que o IFPE estava oferecendo o Mestrado Profissional  em Gestão Ambiental  (MPGA) e, em 2016, fui aprovada, retornando ao meu lar acadêmico”, relembra a egressa.

Para dar continuidade às pesquisas na área de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, após o término do Rayanna.jpg mestrado, Rayanna seguiu para o doutorado e, desde 2021, é aluna do Programa em Sensoriamento Remoto do INPE, considerada a melhor instituição de Tecnologias Espaciais da América Latina. “Como o estágio em docência teria que ser na área no curso, não pensei duas vezes e optei por realizá-lo no IFPE, no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, no componente curricular Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente, sob a orientação do Professor Hernande”.

Sobre a escolha do IFPE para poder realizar esse estágio,  a doutoranda destaca que o Instituto Federal de Pernambuco tem um significado muito importante para tudo que conquistou.  “Não poderia deixar de realizá-lo na Instituição onde me formei e que deu um norte para minha vida profissional”, declara cheia de orgulho.