DPPI estimula estudantes a ingressarem na iniciação científica

Interessados podem atuar entre os 184 projetos do Campus aprovados

Após a divulgação dos resultados das propostas submetidas ao Edital Conjunto IC&T de nº 02/2020, a Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI) do Campus Recife incentiva a participação dos estudantes nos projetos aprovados, na função de bolsista ou voluntário. Até o momento, foram aprovados 184 planos de atividades dos projetos do Campus, nas modalidades técnico e superior deste edital. A DPPI orienta que, o primeiro passo para ingressar em um dos projetos, é contatar o orientador de uma área de seu interesse, através da lista de contatos do Campus (aqui). No entanto, é preciso que o estudante confira a lista com os planos de atividades aprovados, de acordo com a modalidade de ensino, para que assim, ele possa averiguar o nome do orientador e se o plano foi aprovado com ou sem bolsa.

Parte dos 184 planos de atividades aprovados do Campus está submetida no ensino técnico, através do Pibic (aqui), e do Pibiti (neste). A outra parte dos planos está inserida na modalidade superior, por meio do Pibic (aqui), e do Pibiti (neste). Cabe ao discente conferir e contatar o orientador do projeto escolhido. Porém, fica a critério do professor a escolha de cada voluntário e bolsista. Neste ano, não será necessário um perfil de vulnerabilidade social para que o estudante seja bolsista de iniciação científica. A DPPI informa que, caso o estudante mantenha vínculo empregatício ou de estágio obrigatório, poderá ser apenas voluntário. O setor ainda orienta que, é necessária a matrícula em algum componente curricular no momento da entrega da documentação e será levada em consideração a matrícula do estudante em 2020.1, pois o discente que possuir apenas matrícula-vínculo ou estiver com a matrícula trancada não poderá ser estudante pesquisador, ainda que voluntário.

Para o chefe de Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Recife, Márcio José da Silva, a maior dificuldade dos estudantes para ingressarem na iniciação científica, é porque a escolha não cabe apenas do próprio discente. Porém, ele explica que é importante o interesse dos estudantes na área da pesquisa e inovação. “Existe uma dificuldade na inserção do estudante na pesquisa, porque isso não depende dele apenas, mas também de ser escolhido por um orientador, o proprietário do plano de atividade. Por outro lado, é de suma importância fomentarmos a participação desses estudantes na iniciação científica”, afirma.

Em casos de dúvidas sobre o edital ou sobre questões gerais da pesquisa, o estudante pode enviar um e-mail para a DPPI (dppi@recife.ifpe.edu.br). O setor não fará contato entre o estudante e o professor, isso já é possível de forma direta, por meio dos contatos disponíveis. A DPPI intermediará apenas se não houver o contato do professor no link disponibilizado ou se um professor estiver à procura de um estudante para orientar.

Iniciação científica
Resultado final do Pibic Técnico | Disponível aqui