Notícias
Egresso do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental recebe segunda premiação em nível nacional
Pesquisa de dissertação será prestigiada em cerimônia no dia 15 de abril
O egresso concluinte do ano de 2023 do programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental em nível de Mestrado Profissional do IFPE Recife, Márcio Carneiro Boaventura, será premiado na 6ª Edição do INOVAINFRA 2025 – Prêmio de Inovação na Engenharia e Infraestrutura, promovido pela revista “O Empreiteiro”. O trabalho premiado é o “Manual de Indicadores de Gestão Ambiental em Obras Aeroportuárias”, de autoria do ex-estudante, sob orientação da professora Maria Tereza Dutra e coorientação da professora Ioná Maria Barbosa. A cerimônia do 6º Prêmio INOVAINFRA será realizada no dia 15 de abril, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.
O Manual de Indicadores de Gestão Ambiental de Obras Aeroportuárias é produto da pesquisa de dissertação de Márcio, realizada no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do IFPE, com o objetivo de contribuir para melhorar a gestão ambiental de projetos aeroportuários. O manual propõe indicadores ambientais alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Ao fazer uso desses indicadores, as equipes de engenharia podem monitorar e reduzir os impactos ambientais, diminuir custos operacionais, dar maior transparência ao processo construtivo e assegurar a conformidade legal e regulatória.
A dissertação buscou suprir a carência de estudos acadêmicos e ferramentas voltadas à gestão ambiental de construções aeroportuárias, produzindo o manual. O trabalho também foi reconhecido e premiado com honras no 1º Prêmio CREA-PE de Inovação e Sustentabilidade, em 2023.
Além de disseminar boas práticas da sustentabilidade ambiental e o conhecimento técnico-científico aplicado na ampliação do aeroporto do Recife, o manual pode ser adaptado para outros projetos de infraestrutura. Isso auxiliaria a conscientizar e ampliar o número de profissionais da construção civil comprometidos com a sustentabilidade no setor.
“Ter meu manual premiado nacionalmente comprova a relevância científica da pesquisa que desenvolvi no MPGA, incentivando-me a continuar promovendo soluções sustentáveis na construção civil. Esse reconhecimento reforça a importância do tema no âmbito profissional e acadêmico e amplia o potencial positivo da gestão ambiental nos canteiros de obras”, comentou Márcio Carneiro Boaventura.
“O Mestrado Profissional em Gestão Ambiental compartilha da alegria de receber o reconhecimento por instituições reconhecidas na área da construção civil de mais uma produção acadêmica oriunda do nosso programa de Pós-Graduação, cumprindo assim o nosso papel de contribuir para uma sociedade mais sustentável”, comemorou a professora Maria Tereza Dutra.
“Esta premiação de repercussão nacional representa o reconhecimento técnico-científico do referido produto acadêmico, selecionado entre várias outras propostas, pelo seu comprometimento com a sustentabilidade ambiental no setor da construção civil, o que fortalece nosso programa e, por conseguinte, o IFPE como um todo ”, destacou a coordenadora do programa, Marília Regina Lyra.
>> Acesse:
Manual de Indicadores de Gestão Ambiental em Obras Aeroportuárias