Encerramento de um ciclo, início de novos desafios

Cerimônia de colação de grau acontece em auditório resaturado do Campus

A noite da última quinta-feira (19) teve um duplo impacto na comunidade do Campus Recife, pois marcou o encerramento do ciclo acadêmico de 41 formandos de cinco cursos superiores e a reabertura do auditório central, fechado por quase um ano para realização de reformas e repaginação. “Mesmo com tantas restrições, é muito importantes que possamos estar aqui hoje para marcar definitivamente o encerramento desse ciclo para os nossos formandos”, falou o diretor-geral do Campus Recife professor Marivaldo Rosas. Ele se referia aos protocolos sanitários de enfrentamento da Covid19 implantados pela Comissão de Formatura para o evento que limitou a presença de convidados no auditório.

Na cerimônia, só puderam comparecer formandos e formandas e seus padrinhos ou madrinhas. Na mesa de honra, Marivaldo e o diretor de Ensino do Campus Recife Ulisses Teixeira acompanhavam o representante do reitor do IFPE, professor José Severino Bento. “Sei que a formatura é um momento muito aguardado por todos, mas sei também que nossa comunidade entende e apoia as medidas de proteção e combate à pandemia”, comentou Ulisses. Para Bento, o contexto atual reforça ainda mais a responsabilidade dos novos profissionais, que devem manter uma postura ética e resumiu: “Valorizar a vida é também valorizar a ciência”.

Mesmo com restrições, o ritual da colação de grau pôde ser compartilhado pelos formandos dos cursos de Engenharia Civil, Design, Gestão Ambiental, Turismo e Radiologia da maneira que rege o protocolo acadêmico do IFPE.  Os estudantes presentes mostravam a alegria e o compromisso de levarem para a sociedade a marca da educação e formação que receberam na instituição.

Colação de Grau – Como foi informado anteriormente, a colação de grau que aconteceu em 19/11 refere-se aos concluintes do segundo semestre de 2019. O evento estava marcado para acontecer em março, mas devido à pandemia teve de ser suspenso. Ao longo do semestre de 2020, vários estudantes se tornaram aptos para a colação e um novo evento já foi marcado para contemplar os estudantes nessa situação. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.