Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para o “Seminário Várzea: Nosso Território”

Evento que problematiza questões socioambientais importantes do bairro acontece nesta quinta (05/12)


O IFPE Recife vai receber um evento bastante interessante sobre estratégias de mitigação dos efeitos climáticos que, desde 2020, causam desastres ambientais na área da Várzea, Zona Oeste do Recife. O Seminário “Várzea: Nosso Território” será realizado no auditório do campus, nesta quinta-feira (05/12), às 14h, por meio da parceria entre a Organização Não-Governamental (ONG) Movimento de Assistência e Inclusão Social – Mais Consultoria Social e o projeto de Extensão do IFPE Recife “Educação Democrática e Direitos Humanos”, coordenado pela assistente social Joelma Lima. O evento também conta com o apoio de lideranças, artistas e atores sociais atuantes no bairro da Várzea.

O Projeto Várzea: Nosso Território, sob financiamento do Fundo Casa, foi pensado para realizar uma escuta qualificada das lideranças femininas do território, com objetivo de construir estratégias para mitigar os efeitos climáticos que, desde 2020, vêm causando diversos desastres ambientais na região, a exemplo de enchentes e alagamentos, desabamento de barreiras, perda de espécies da fauna e flora local, perda de vidas humanas, desabamentos de casas, incidência de doenças e outras questões.

O projeto visa obter uma maior atuação quanto à regeneração, proteção, preservação e conservação dos ativos ambientais (Mata Atlântica e rio), a fim de preparar a população para o período chuvoso. Durante quatro meses, preparou um planejamento estratégico a partir da escuta de lideranças locais, especialmente femininas.

O seminário representa o momento de apresentação à comunidade não apenas do resultado desse trabalho, mas também a abertura de um espaço para que todos/as possam agregar ainda mais, já que o propósito é transformar o trabalho em um instrumento de incidência política no território Várzea.

O evento é gratuito e aberto ao público. Será disponibilizado certificado de participação para aos/às participantes. Para participar, basta se inscrever por aqui.

Fim do conteúdo