Estudante de Gestão de Turismo lança livro sobre o Recife

Obra foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e reúne sentimentos do autor sobre a capital pernambucana

Olhares, vivências e sentimentos que expressam a paixão pela cidade do Recife. É o que reúne o livro “Você Abriu Meu Coração – A Experiência”, de autoria do estudante de Gestão de Turismo do IFPE Campus Recife, Douglas Albuquerque. A obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Cláudia Sansil, e teve seu lançamento juntamente com a defesa do trabalho, no último dia 15 de fevereiro, no hall de entrada do campus. o autor.png

De acordo com o autor, a ideia de criação do livro surgiu de forma bem espontânea, a partir de seu desejo de registrar sensações vividas e observadas no Recife. “Escrevia poemas, contos, diálogos e composições, depois de um tempo notei que havia um padrão sentimental que fazia bastante sentido uni-las em um único local formando um livro ‘caótico apaixonante’ “, revela Douglas.

Para o estudante, que é nascido na vizinha Jaboatão dos Guararapes, mas que adotou o Recife como sua cidade do coração, o livro também reúne sentimentos bonitos sobre a capital pernambucana, apresentando o amor no meio do caos e o otimismo de melhorias. “É uma obra que traz uma variedade de textos que de formas distintas narram a visão de quem viveu experiências marcantes na capital pernambucana”, destaca o autor.

Já formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e prestes a se formar em Gestão de Turismo pelo IFPE Recife, Douglas Albuquerque conta que sua experiência com a escrita literária vem desde muito jovem. O escritor já participou da XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco divulgando textos como “Carrancas Amorosas” e “Quando Acordei e Você Não Estava”, ambos lançados em antologias no ano de 2019.

livro.jpeg“Você Abriu Meu Coração – A Experiência” vai muito além da paixão que Douglas exterioriza pela cidade recifense, a obra traz referências de ritmos pernambucanos ou adotados pelo povo do Recife como se fossem seus, a exemplo do manguebeat, do brega e da cúmbia. Além disso, detalha aspectos da paisagem recifense, dividida entre prédios históricos e contemporâneos, e do desenvolvimento e novas configurações que a cidade vem assumindo ao longo dos anos. “Esses pontos convergem em um caos que, mesmo com toda a bagunça emocional que existe, fazem o local não deixar de ser apaixonante e se tornar cenário para diversas narrativas”, explica o autor.

O livro é dividido em capítulos desordenados, dando a opção ao leitor de seguir a ordem sugerida pelo escritor ou de poder criar sua própria ordem, o que pode intensificar ainda mais a interação entre leitor e leitura. O nome dos capítulos, que é o mesmo ao longo das 15 partes do livro, demonstra a ideia, segundo o autor, de que mesmo que o amor se repita é possível vivenciar esse sentimento de diferentes formas.

Outro destaque da obra é que ao longo dos textos são trazidos códigos geográficos que podem identificar onde o autor e professor Fernando Ivo (Campus Olinda).jpg as histórias se passam. A capa, desenhada por Rodrigo Victor, faz um paralelo entre o mapa da Avenida Caxangá e seu cruzamento com o Rio Capibaribe, representando um sistema sanguíneo e apontando para conexões entre o título e o cenário retratado. Além disso, a obra conta com um encarte fotografado por Lívio Fabrício, colaborando para traduzir esteticamente as  variadas emoções que a obra exprime.

” ‘Você Abriu Meu Coração’ é o resultado de toda produção cultural e artística que já faz parte da dinâmica da capital pernambucana, em que a arte não está presente só na identidade do povo, mas também na sua economia e na sua paisagem. É a tradução dos altos e baixos do amor, da ilusão e da recuperação, dos translados da vida e das tentativas quase inalcançadas”, conclui Douglas.

Mais informações e contatos para aquisição da obra, acesse o perfil do autor no Instagram: https://www.instagram.com/albuqrque/