Estudante do Campus conquista medalha de ouro no xadrez estadual

Competição reuniu discentes de diferentes universidades de Pernambuco

O estudante do curso superior de Engenharia Mecânica do Campus Recife, Rodrigo Yoshio, conquistou, no último domingo (08), a medalha de ouro na disputa do Xadrez Individual Masculino, na 68ª edição dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs). O estudante, que ingressou no Campus ainda na adolescência, quando cursava o Curso Integrado de Mecânica, hoje compõe a turma do 7º período de Eng. Mecânica. O atleta coleciona diversos títulos representando o Campus Recife, e inclusive, é Mestre Nacional de Xadrez. Na disputa do JUPs, que foi realizada no Parque Santos Dumont, Yoshio concorreu com outros 16 atletas de universidades de todo o estado.

Devido ao grande retrospecto positivo do estudante em competições acadêmicas, o coordenador da Divisão de Esportes e Lazer (DIEL) Helton dos Santos, acredita que Yoshio “abre uma excelente oportunidade de crescimento na modalidade para toda equipe, inclusive podendo despertar o interesse pela modalidade em alunos recém-chegados ao Campus”. Além de exaltar o desempenho de Yoshio, o coordenador faz questão de valorizar o trabalho de toda a equipe. “O empenho na busca por ser melhor é uma marca que o técnico Kenio de Salles vem imprimindo no DNA da equipe. O conjunto de fatores vem dando bons frutos ao longo dos anos” comenta.

Para Yoshio, o fato de representar o Campus Recife nas competições acadêmicas é sinônimo de privilégio. Apesar da grande quantidade de títulos conquistados, ele celebra mais esse triunfo. “Fico muito feliz em ter conquistado esse título de Campeão Pernambucano Universitário. Este ano o campeonato foi bastante acirrado onde havia diversos estudantes de altíssimo nível”. A possibilidade de servir de inspiração para outros atletas não estava nos planos do enxadrista, porém, com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, Yoshio pretende despertar novos sonhadores através do esporte. “Nunca tinha parado para pensar a respeito de ser inspiração. Mas ficarei muito feliz se através das conquistas obtidas, novos estudantes possam ser incentivados a realizarem os seus sonhos”.