Estudante do Campus é destaque em atividades extracurriculares

Juliana Talita recebeu Medalha de Ouro na OBMed e participou do NASA Space Apps Recife

Aos 17 anos, Juliana Talita Silva, estudante do Curso Técnico Integrado de Edificações, tem se destacado nas mais diversas atividades extracurriculares. Sua conquista mais recente é a participação na NASA Space Apps Challenge in Recife, uma competição internacional apresentada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), entre os dias 02 e 04 de outubro. O tema da hackathon deste ano foi “TAKE ACTION…from home”, a partir do qual os participantes procuraram solucionar problemas reais da humanidade diretamente de suas casas. Durante a competição, realizada simultaneamente em várias cidades do mundo, Juliana atuou como Design UX (User Experience), responsável por assegurar a experiência do usuário na solução proposta, e conquistou uma vaga entre as cinco equipes finalistas da competição local.

Para a estudante, a participação no desafio conquistada foi uma surpresa. Ela conta que ficou bastante feliz ao ver seu nome na lista de selecionados para a Hackathon. A discente foi escolhida através de uma análise que levava em conta sua experiência em outras competições, como a COINTER 2019, na qual sua equipe conquistou o segundo lugar em virtude da solução proposta. “Minha equipe e eu desenvolvemos um software para desktop, no qual as empresas poderiam incluir os dados de cada máquina e, com o tempo, gerar previsões quanto às manutenções preditivas e preventivas necessárias”, explica Juliana.

Estudando de maneira autodidata, recentemente a jovem também foi premiada com medalha de ouro na categoria Sênior da 1º Olimpíada de Medicina do Brasil (OBMed), organizada pela Vitalis. No total, foram quatro fases realizadas através de provas digitais, consistindo a última na entrega de um pré-projeto para a Sapientia, a Olimpíada do Futuro. Em seu projeto, a discente abordou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2, que pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição no mundo até 2030: “Construí a ideia de um aplicativo de entregas de comida que Juliana Talita Silva, estudante do Curso Técnico Integrado de Edificaçõesredestinasse alimentos em boas condições que seriam jogados fora para pessoas em situação de rua que estivessem próximas aos bares e restaurantes cadastrados no App”. Para o seu funcionamento, o projeto inclui apenas taxas sustentáveis para os pequenos empreendedores cadastrados, além de pagamentos mais justos aos seus entregadores.

Entre tantas conquistas, Juliana é só positividade por ter participado da NASA Space Apps como oportunidade de adquirir novos aprendizados para o futuro. Conforme a estudante, “o interesse foi aprender a lidar com os dados fornecidos na intenção de desenvolver soluções de grande impacto sem sequer ter saído de casa”. A estudante enfatiza que não ter medo de se arriscar é essencial para dar grandes saltos e deixa recado para outros estudantes que desejam se envolver em atividades extracurriculares como essas: “Muita gente tem essa ideia de que você precisa ter muito conhecimento e experiência para poder se envolver em atividades assim, mas eu diria que o necessário mesmo é ter vontade de aprender e estar disposto a construir suas experiências”.