Estudantes do Campus Recife são selecionados para o Programa Apple Developer Academy

Seis das dez vagas oferecidas à comunidade externa foram preenchidas por estudantes do IFPE Recife

Seis das dez vagas destinadas para a turma 2024-2025 pelo programa Apple Developer Academy para alunos externos à UFPE foram ocupadas por estudantes do Campus Recife. Aurian Moura de Lira e Marina Costa dos Santos, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Andressa Carla Luna dos Santos, Natália Pereira Souza de Oliveira Loreto e ⁠Pedro Henrique Nunes da Silveira Bezerra, de Design Gráfico; além de ⁠Raquel Ribeiro Hatem de Farias, do curso de Engenharia Mecânica conquistaram seis das dez vagas destinadas à comunidade externa. Eles vão receber uma bolsa de R$ 1.200, com duração de 24 meses.

A Apple Developer Academy é um programa de capacitação fruto de uma parceria entre o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn – UFPE) e a Apple. O objetivo é habilitar estudantes a resolverem problemas reais por meio de tecnologia, com ênfase no ecossistema Apple. Tudo isso baseado num modelo interdisciplinar que integra as áreas de computação, design e inovação.

Os estudantes do Campus Recife conquistaram as vagas após um rigoroso processo seletivo, que contou com cerca de mil estudantes inscritos. A seleção incluiu prova multidisciplinar, entrevista e dinâmica de grupo. Ao todo, foram oferecidas 50 vagas, sendo que 40 delas são reservadas para alunos da UFPE e as outras dez restantes abertas à livre concorrência de estudantes da UFRPE, UPE e, agora, IFPE.

A inclusão do IFPE à participação no Programa, em julho de 2023, é fruto de uma articulação realizada pela Diretoria de Políticas Institucionais e Extensão do Campus (DPI). “Trata-se de uma excelente oportunidade para os nossos estudantes, pois durante os dois anos do programa, eles serão capacitados no desenvolvimento de produtos no ecossistema Apple – uma das empresas líderes globais no seu mercado de atuação”, explica o diretor da DPI, Hilson Vilar.

Desde 2015, mais de 300 estudantes já foram capacitados pela Apple Developer Academy, criando startups, novos negócios e conquistando prêmios nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o programa: https://www.developeracademy.cin.ufpe.br