Notícias
Estudantes do IFPE Recife apresentam aplicativos desenvolvidos na Apple Developer Academy da UFPE
Discentes de Turismo e Gestão Ambiental participaram de nove semanas de capacitação
Após nove semanas intensas de capacitação, quando foram abordados temas como inovação, design, programação e empreendedorismo, treze estudantes dos cursos de Gestão de Turismo e Gestão Ambiental do IFPE Recife finalizaram o curso de Extensão Foundations, na Apple Developer Academy da UFPE. Durante o curso, a partir da metodologia Challenge Based Learning, os/as discentes colaboraram, experimentaram e aprenderam com projetos práticos e mentoria especializada.
Durante o curso, os estudantes foram divididos em cinco equipes e, no final, apresentaram os aplicativos R&V Food, Compostaí, Pinbike, Reconecta e E-ncontros, todos voltados à resolução de problemas reais das áreas de Turismo e Gestão Ambiental. De acordo com o professor Cristiano Araújo, do Centro de Informática da UFPE e coordenador do curso Foundations, essa foi a primeira vez que a metodologia foi aplicada em um curso de Extensão, com duração de nove semanas e voltado para estudantes que não são da área de Computação. O professor ficou bastante satisfeito com os resultados alcançados pelas cinco equipes, que entregaram aplicativos funcionais, integrados ao ecossistema da Apple e voltados para a resolução de problemas reais do cotidiano.
O docente Hilson Vilar, diretor de Políticas Institucionais e Extensão do IFPE Recife, que articulou a parceria com a UFPE, destaca que os bons resultados alcançados pela turma ratificam o êxito da iniciativa, que, a partir da prática da Extensão Tecnológica, expandiu as possibilidades de atuação dos graduandos. Em apenas nove semanas, os estudantes perderam o medo de mergulhar em uma área totalmente diferente das que atuam – o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis – e usaram os conhecimentos das áreas nas quais estudam para criar aplicativos inovadores e que, em breve, podem estar sendo usados por milhares de pessoas, comemora o diretor.
Resumo das propostas dos aplicativos
R&V Food: Desenvolvido pelos estudantes Renato Robson e Viviane Cândido, o aplicativo é voltado para os viajantes que possuem restrições alimentares, apresentando, com poucos cliques, opções de restaurantes com cardápio diferenciados no destino dos viajantes (acesso aqui)
Compostaí: Desenvolvido pelos estudantes Kristian Rhaldney, Thaylane Aguiar e Waleska Lima, o aplicativo conecta pessoas interessadas em descartar corretamente os resíduos orgânicos com empresas que fazem esse serviço, reduzindo, assim, o impacto gerado por esses resíduos no meio ambiente (apresentação do app aqui ).
Pinbike: Desenvolvido pelos estudantes Alisson Francisco, Elaine Maciel e Marina Tavares, o aplicativo ajuda os/as ciclistas recifenses a encontrarem, com poucos cliques, o bicicletário público mais próximo, para estacionar suas bicicletas com segurança. A solução também indica a melhor rota para chegar aos bicicletários (apresentação do app aqui).
Reconecta: Desenvolvido pelos estudantes Artur Gabriel, Elisângela Santos e Lara Maria, o aplicativo ajuda a encontrar, de forma rápida, os eventos gratuitos que estão acontecendo na cidade (apresentação do app aqui).
E-ncontros: Desenvolvido pelas estudantes Adrielly Alves e Juliana Karlla, o aplicativo ajuda a encontrar, de forma rápida, os eventos culturais que estão acontecendo na cidade, permitindo a conexão entre as pessoas interessadas nesses eventos. (acesso aqui )