Início do conteúdo

Estudantes do IFPE Recife são classificados para 2ª fase da ONIA Brasil

Competição promove conhecimento e inovação em Inteligência Artificial


Os discentes do IFPE Recife participantes da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil) avançaram para a segunda fase da competição. A ONIA é uma olimpíada científica de alcance nacional realizada anualmente e com participação voluntária e gratuita, organizada por três instituições – a EduSpace, Hub de Inovação em Inteligência Artificial (H2IA/UFPel) e o Instituto de Inteligência Artificial (IIA/LNCC), que, juntos, formam a comissão organizadora da iniciativa.

A olimpíada tem o objetivo de promover o conhecimento e a inovação em Inteligência Artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nessa área emergente. A competição é composta por quatro fases distintas: as duas primeiras compõem o ciclo básico e as duas últimas, o ciclo preparatório.

“Dos oito estudantes inscritos na primeira fase, cinco avançaram para a segunda fase, cujas provas serão realizadas até o dia 30 de janeiro. Considerando que os nossos cursos integrados não são na área de Informação e Comunicação, esse resultado nos deixa bastante animados, pois mostra a dedicação e capacidade de aprender dos nossos estudantes. Um número que comprova esse fato é a média de acerto de questões dos nossos discentes na prova da primeira fase da ONIA, que foi de 17,2 questões, das 20, enquanto a média geral da competição foi de menos de nove questões”, comemora o professor Hilson Vilar, coordenador da competição no campus.

Entre a terceira e a última fase da olimpíada, os discentes receberão um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IA), a “International Olympiad in Artificial Intelligence” (IOAI). A disputa acontecerá em Pequim, na China. Os participantes terão aulas com especialistas de ensino em IA e Ciências da Computação.

No final da competição, todos serão avaliados e os quatro melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro. Os ganhadores participarão de uma cerimônia de premiação e seguirão treinamento para participar da Olimpíada Internacional de IA em 2025, em Pequim.

Estudantes aprovados/as na primeira fase:

Analice Wanderley – 3º Química Manhã;

Gabriel Cileiro – 8º Eletrônica Tarde;

Mateus Victor Torres – 4° Mecânica Manhã;

Pedro da Cunha – 8° Eletrônica Tarde;

Thiago Pereira – 7° Eletrônica Tarde.

Para mais informações, acesse o site.

Fim do conteúdo