Início do conteúdo

Estudantes recebem destaque em Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

Discentes foram classificados para terceira fase da ONIA


Os estudantes Gabriel Cileiro e Thiago Pereira, do curso Técnico Integrado em Eletrônica do IFPE Recife, foram classificados para a terceira fase da primeira edição da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA).

A ONIA foi criada pelo Hub de Inovação em Inteligência Artificial da UFPel (H2IA), em parceria com as instituições EduSpace e o Instituto de Inteligência Artificial/Laboratório Nacional de Computação Científica (IIA/LNCC), com o objetivo de incluir o tema da Inteligência Artificial (IA) no ensino básico, posicionando o Brasil como pioneiro no ensino de IA para estudantes nos ciclos iniciais de formação.

Os discentes são acompanhados pelo professor Hilson Vilar, coordenador da ONIA no IFPE. Nas primeiras fases, foram avaliados em duas provas sobre conceitos básicos de IA, sua história, segurança digital, ética e aplicações. Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes receberão um treinamento específico para a fase final, focado na preparação para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IAOI). Ao final da ONIA, os quatro melhores participantes serão premiados com medalha de ouro e seguirão treinamento para participar da IAOI em Pequim, China.

O professor Hilson conta sobre a conquista dos estudantes ao serem classificados para a terceira fase da Olimpíada: “Independentemente de chegarem à última fase, o desempenho de Gabriel e Thiago até aqui na ONIA é excepcional, uma vez que o nosso curso Técnico de Eletrônica é focado no estudo de hardware, não contemplando o estudo de modelos de Inteligência Artificial. Isso demonstra a grande capacidade que os nossos estudantes têm de expandir seus conhecimentos para outras áreas”, declarou.

Fim do conteúdo