Estudantes veteranas/os | Atenção aos prazos para os procedimentos de matrícula

Importante que se observem os períodos indicados no calendário acadêmico 2023.1

As/os estudantes veteranas/os do Campus Recife precisam ter atenção aos prazos para os procedimentos relacionados à matrícula. De 18 a 20 de fevereiro é o período reservado para renovação de matrícula – 2023.1 A renovação é uma etapa obrigatória que habilita as/os estudantes a escolherem as disciplinas na 1ª fase (23 e 24/02) e 2ª fase (28/02 a 01/03) de matrícula. É na renovação que as/os estudantes irão optar por cursarem apenas as disciplinas obrigatórias do semestre ou as disciplinas obrigatórias mais as dependências, se for o caso.

• 23 e 24/02 – Pedido de Matrícula de veteranos em todos os cursos – 1ª fase (Q-Acadêmico)

Momento de efetuar a matrícula nos componentes obrigatórios referentes à sua turma e turno de origem.

• 28/02 a 01/03 – Pedido de Matrícula de veteranos em todos os cursos – 2ª fase (Q-Acadêmico)

Serão liberadas as vagas remanescentes de todos os cursos. Nesse momento, a/o discente que não conseguiu vaga na sua turma de origem poderá tentar vaga em outras turmas, desde que as disciplinas sejam equivalentes.

O Departamento de Gestão e Controle Acadêmico (DGCA) orienta que os/as discentes que já estudam no campus devem observar a quantidade de reprovações e/ou as dependências em componentes curriculares para se matricular em alguma disciplina. É bastante comum que os/as estudantes de cursos Integrados, por exemplo, por terem atingido ou ultrapassado o número de reprovações permitidas (total de 03), estejam retidos em algum período ou precisem cursar alguma disciplina para poder se matricular em outra. Por esse motivo, esses/as alunos/as não conseguem visualizar as disciplinas do próximo período.

Reforçando, o Departamento destaca que o/a estudante que não conseguir realizar a sua matrícula na 1ª fase deve aguardar a 2ª fase do procedimento, que vai de 28/02 a 01/03, quando serão disponibilizadas as disciplinas equivalentes a serem ofertadas em outros cursos e turnos.

É importante que, caso não consiga se matricular em nenhuma das duas fases, a/o estudante solicite o ajuste de matrícula, via formulário eletrônico (disponível no calendário), no prazo estabelecido no calendário acadêmico (08 e 09/03). Ressalta-se que, nesse período de ajuste de matrícula, as vagas são limitadas. Portanto, é fundamental priorizar se matricular na 1ª ou 2ª fase de matrícula.

>> Mais informações, consulte o calendário acadêmico (disponível aqui).

>> Dúvidas, entrar em contato, prioritariamente, com a Secretaria de Registro Escolar (SRES) do seu curso (abaixo os contatos de e-mail) ou buscar orientação junto ao DGCA: (81) 2125.1737 (horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h).

>> E-mails dos REGISTROS ESCOLARES dos cursos:

Técnico em Edificações: sres.edificacoes@recife.ifpe.edu.br

Técnico em Eletrônica: sres.eletronica@recife.ifpe.edu.br