Início do conteúdo

Estudos da 1ª fase do programa Futuras Cientistas serão apresentados na segunda (30)

Programação de encerramento da Imersão Científica inclui exibição de mais de 90 trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o Brasil


Trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o Brasil durante a Imersão Científica, primeira etapa da 9ª edição do Futuras Cientistas, programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), serão apresentados na próxima segunda-feira (30), a partir das 9h, durante evento online com a participação de pesquisadores e autoridades da área. Ao longo do mês de janeiro, estudantes e professoras participantes da iniciativa mergulharam no cotidiano de laboratórios e centros de pesquisa parceiros e o resultado dessa experiência ganhou forma através de grupos de trabalho, desenvolvidos sob a supervisão de especialistas.

O estado de Pernambuco, berço do Futuras Cientistas, marca presença na ocasião com a apresentação de 09 trabalhos desenvolvidos por 40 jovens. Ao todo, o Nordeste desenvolveu 36 grupos de trabalho durante a Imersão Científica, além das regiões Sul (10), Sudeste (26) e Centro-oeste (14). Os 11 trabalhos da região Norte serão apresentados no dia 24 de fevereiro. A próxima etapa do programa consiste na realização de Mentoria, com início na primeira quinzena de fevereiro.

Cerimônia de encerramento – A programação segue na terça-feira (31), com a realização da cerimônia de encerramento da Imersão Científica, a partir das 9h, com participação online da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a diretora do CETENE e criadora do programa Futuras Cientistas, Giovanna Machado; a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; o presidente da Academia Pernambucana de Ciência (APC), Anísio Brasileiro; a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon; e o presidente da IMCD Brasil Comércio e Indústria de Produtos Químicos, Nicolas Kaufmann;entre outras autoridades do meio científico.

Outras etapas – Além da Imersão Científica, o programa Futuras Cientistas é composto de outras três etapas realizadas ao longo do ano: Mentoria, banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estágios supervisionados.

O programa – Criado em 2012, o programa Futuras Cientistas realiza em 2023 sua primeira edição nacional após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. As jovens selecionadas são alunas do 2ª Ano do Ensino Médio da rede pública, incluindo alunas matriculadas em escolas regulares, de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Nesses dez anos, 205 meninas foram contempladas pelo programa. Estima-se que 70% das participantes foram aprovadas no vestibular e, deste montante, 80% escolheram graduações nas áreas de Ciência e Tecnologia. Em 2022, o Futuras Cientistas foi agraciado com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho.

Serviço
Cerimônia de encerramento da Imersão Científica do programa Futuras Cientistas – Edição nacional – Dia: 31 de janeiro de 2023
Horário: A partir das 9h – de forma híbrida pode ser acompanhado pelo canal do Futuras Cientistas no Youtube
Local: Auditório da sede do CETENE, na Av. Prof. Luís Freire, 200 – Cidade Universitária, Recife.
Transmissão ao vivo no Youtube:
https://www.youtube.com/@FuturasCientistas

Fim do conteúdo