Notícias
Extensionistas da Gráfica-Escola do IFPE Recife colaboram com projeto de memória
Iniciativa destacou a luta de militantes no período ditatorial
O projeto de Extensão Gráfica-Escola promoveu uma ação especial na Feira Agroecológica da Praça da Várzea, em parceria com o Nudoc da UFPE. O grupo distribuiu à comunidade presente materiais gráficos produzidos pelo projeto, fruto de uma formação sobre a luta de militantes que enfrentaram a ditadura. A ação aconteceu no último sábado (29).
A iniciativa buscou destacar a luta de militantes e organizações que enfrentaram o Estado ditatorial, reforçando o papel das instituições de ensino na transformação da sociedade. A ação incluiu ainda uma exposição com obras feitas em parceria com o curso de Artes Visuais da UFPE e discotecagem como mediação da memória brasileira.
Os materiais distribuídos foram desenvolvidos pelos estudantes e orientadores do projeto, a partir de uma formação com o Nudoc, que apresentaram a pesquisa sobre dois personagens fundamentais da história: Soledad Barrett e Padre Antonio Henrique, ambos assassinados pela ditadura. Assim, os discentes integraram o conhecimento técnico de Design Gráfico e impressão com o conteúdo histórico e social da história brasileira, produzindo dois cartazes impressos em offset e uma obra do poeta e jornalista Marcelo Mário de Melo em tipos móveis. A parceria entre as instituições ampliou o alcance da ação, demonstrando a importância do trabalho colaborativo na extensão universitária.
Reconhecimento nacional: projeto autoral premiado
A Gráfica-Escola também celebra seu histórico de excelência. No ano de 2024, durante o período da greve nacional da educação, o grupo desenvolveu e produziu o projeto “A fábrica de Vilém Flusser”, que, além de selecionado, foi reconhecido como destaque da 14ª Bienal Brasileira de Design, promovida pela Associação de Designers Gráficos do Brasil, um dos eventos mais importantes da área.
Dos 1648 projetos submetidos para à Bienal, apenas 110 foram selecionados pela curadoria como destaque para integrar a exposição realizada em Aracaju, Sergipe. O trabalho destacou-se por sua criatividade, relevância e capacidade de superar as limitações de produção para integrar forma e conteúdo em uma publicação independente e autoral, levando os estudantes para a homenagem na noite de premiação. A Gráfica-Escola segue em atividade, planejando novas ações e parcerias para 2025.