Fevereiro marca o início de um novo ciclo do PIBEX

Nessa edição do programa, Campus Recife registrou um aumento de 13% no número de projetos cadastrados

Em sua décima primeira edição, o Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX), inicia um novo ciclo a partir de hoje (1º) no IFPE Campus Recife. Nessa edição, o campus registrou um aumento de 13% no número de projetos cadastrados, saindo de 31 para 35.

Confira aqui a lista dos trabalhos ativos.

De acordo com o professor Hilson Vilar, Diretor de Políticas Institucionais e Extensão do Campus Recife, os projetos contemplam oito áreas temáticas trabalhadas pela Extensão (Comunicação; Meio Ambiente; Cultura; Saúde, Direitos Humanos e Justiça; Tecnologia e Produção; Educação e Trabalho).

Nesse ano, serão investidos pouco mais de R$ 222 mil no Programa, com o pagamento de 56 bolsas de incentivo, sendo 34 para estudantes do nível superior e 22 para estudantes de nível médio, ao longo dos onze meses de execução dos Projetos. “Esses números mostram o quanto a nossa comunidade, através dos docentes, técnicos-administrativos e estudantes abraçou o PIBEX, tornando a indissociabilidade entre o Ensino, Pesquisa e Extensão uma realidade no nosso campus. Para esse ciclo atual, foram submetidos 47 Projetos no PIBEX, um número recorde”, destaca Vilar.

O gestor também ressalta a apresentação dos resultados dos projetos, realizada em dois momentos: durante a XI Mostra de Extensão, que em 2023 ano será realizada entre os dias 27 e 30 de junho – e irá homenagear o professor Jairson Marcos, grande incentivador do programa e que nos deixou no início deste ano, além da entrega dos relatórios finais ao término PIBEX, em 31 de dezembro.

Fluxo contínuo – Outra forma de conseguir apoio para um programa ou projeto de Extensão, além do PIBEX, é através do Regulamento de Fluxo Contínuo. O documento estabelece que, em qualquer época do ano, um docente ou técnico-administrativo do IFPE pode encaminhar sua proposta, de acordo com as normas previstas. A iniciativa será analisada pelo Comitê de Extensão do Instituto e por avaliadores ad hoc num prazo máximo de 45 dias.

Mais informações podem ser obtidas por meio do link: https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/extensao/programaseprojetos